A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem 100 mil euros para quem tenha ideias tecnológicas que combatam o isolamento social dos idosos. Para habilitar-se a esta verba basta participar no concurso «Santa Casa Challenge COVID-19».
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), anunciou ontem, segunda-feira, em comunicado, que criou o «Santa Casa Challenge COVID-19», um concurso para promover ideias digitais para ajudar a combater o isolamento social que o novo coronavírus criou aos idosos. Ao todo, há 100 mil euros em jogo que vão ser atribuídos entre as quatro ideias vencedoras propostas por startups.
Conforme revela o comunicado, o «Santa Casa Challenge», cujas candidaturas estão abertas até 29 de abril, é uma «edição extraordinária» de um modelo de concurso anual criado pela SCML em 2016, que tem como objetivo premiar «problemáticas de âmbito social ou ambientais específicas para desafiar projetos com provas já dadas no mercado a desenvolver soluções». Este ano, com a pandemia do covid 19, o objetivo é colmatar os efeitos do novo coronavírus.
Do ponto de vista desta instituição, «dada a emergência mundial de saúde pública que se vivemos, provocada pela pandemia da COVID 19, urge aplicar o modelo Santa Casa Challenge, que já tem tido resultados extraordinários, a esta realidade. Precisamos de reagir aos efeitos sociais negativos, a curto e longo prazo, produzidos pela pandemia na população idosa, que é mais vulnerável».
A diretora do departamento de empreendedorismo e economia social da SCML, Inês Sequeira, que assina o comunicado, afirma que este concurso surge para se «reagir aos efeitos sociais negativos da Covid-19», lembrando que «parte da nossa missão é também apoiar projetos e empreendedores sociais, fazendo a ponte com desafios reais que organizações como a Santa Casa vivem no terreno, para que possam desenvolver e implementar as suas soluções de uma forma eficaz».
As ideias premiadas vão ser sujeitas a «um rigoroso processo de seleção e vão poder ser implementadas por esta entidade ou pelos seus parceiros, na missão conjunta de apoio à população». Os vencedores vão ser conhecidos numa sessão pública em Lisboa a 12 de maio. Podem candidatar-se startups em atividade e empresas tecnológicas, em particular, do domínio digital.
As soluções têm de ter como base «ferramentas ou instrumentos digitais já desenvolvidos que possam ser rapidamente adaptados e aplicados à situação específica dos idosos em isolamento social; prontos para projetos piloto com a duração máxima de seis meses tendo em vista a validação dos produtos ou serviços neste contexto específico», explica o comunicado.
Créditos de Foto: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa