Distribuição de máscaras reutilizáveis à população e apoio a Associações e Coletividades, em 1,6 milhões de euros, são duas das medidas do Plano Almada Solidária, no valor de 5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Almada aprovou ontem, 7 de maio, em reunião de Câmara, o Plano Almada Solidária (PAS), com o objetivo de reforçar o apoio aos cidadãos que se encontrem em situação de vulnerabilidade e fragilidade económica. Inês de Medeiros, a presidente da autarquia, já considerou que esta «é a maior iniciativa de apoio social já lançada em Almada e tem na sua estrutura a capacidade de se ir adaptando às necessidades mais prementes.»
«Garantir os valores da justiça, da equidade e da solidariedade reforçando a nossa rede social» é um dos objetivos do PAS, afirma Inês de Medeiros, assegurando ainda que a edilidade está atenta «para que ninguém fique só face à adversidade.»
Na perspetiva da edilidade, as respostas sociais do PAS passam, entre outras medidas, pela disponibilização de bens de primeira Necessidade; farmácias sociais para ajuda na aquisição de medicamentos; linha de apoio para pagamento de despesas urgentes; distribuição de máscaras reutilizáveis à população; apoio suplementar às Associações e Coletividades, na sequência da pandemia Covid-19.
Segundo a autarquia, o Almada Solidária representa um investimento de 5 milhões de euros, até 2021, tendo sido reforçadas as verbas previstas para a política social do Município, nas Grandes Opções do Plano para 2020.
Reforçar os mecanismos de respostas sociais do Município a curto, médio e longo prazo é a principal meta do PAS que está subdividido em três programas distintos; Almada Emergência; Almada Próxima; e Almada Cuida.
Almada Emergência
O programa Almada Emergência pretende ser uma «ferramenta» fundamental no apoio aos cidadãos e às entidades no concelho que se encontrem em situação de grande vulnerabilidade e fragilidade social em função de um contexto de emergência.
Deste programa, fazem parte respostas emergentes que disponibilizaram já, desde o início do Estado de Emergência, alojamento, refeições, medicamentos, bens alimentares, higiene pessoal e apoio psicossocial aos munícipes através, por exemplo, da Linha de Emergência Social (800 10 20 40), ou do Acolhimento Liberdade, espaço para pessoas em situação de sem-abrigo.
Neste programa, está igualmente prevista a distribuição de máscaras reutilizáveis à população na sequência das recomendações das entidades competentes e da sua obrigatoriedade de utilização em locais fechados.
A entrega das máscaras passará, numa 1.ª fase, pelos trabalhadores da Câmara, bairros sociais e famílias vulneráveis, já identificadas pela autarquia e pela rede social. Ao longo das próximas semanas, a distribuição de máscaras será generalizada pela população.
Dentro das respostas emergentes inclui-se uma medida Complementar de Apoio a Associações e Coletividades que garanta uma comparticipação ao nível das despesas com recursos humanos, rendas e consumos correntes, produtos e equipamentos de limpeza e aquisição de serviços.
Almada Próxima
Através do programa Almada Próxima, a autarquia permite às famílias, com menos recursos, acederem a alimentos, bens e serviços essenciais. Assim, vão ser implementadas Lojas Solidárias; Mercearia Social e Apoio Alimentar; Balneário para permitir o acesso à higiene pessoal; Estaleiro Municipal para disponibilizar eletrodomésticos e móveis
que estejam em condições de reutilização; Oficina Social para promover a melhoria das condições de vida dos munícipes através de serviços como canalização, eletricidade, carpintaria, serralharia e serviços de pedreiro.
Almada Cuida
Já o programa Almada Cuida «oferece» medidas promotoras da inclusão social e cidadania ativa através de áreas como a saúde, o lazer, à cultura e ao desporto.
Desta forma, as iniciativas sociais vão passar pela existência de Farmácias Solidárias para apoiar famílias e pessoas que se encontrem em situação de comprovada carência económica, na aquisição de medicação comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde; Linha de Apoio ao Cidadão para apoio financeiro pontal para pagamento de despesas; Cartão Municipal para promover o acesso à cultura, desporto e outras atividades; respostas complementares de Saúde para apoio a tratamentos específicos, rastreios, realização de ações educativas, entre outras.
Apoio às coletividades
Por outro lado, no que diz respeito ao apoio às associações e coletividades almadenses, importa referir que foi também aprovada, em reunião de Câmara, a manutenção de todos os contratos, protocolos e apoios, de âmbito cultural, desportivo e familiar, no valor de 800 mil euros, estando a decorrer a 1.ª fase de candidaturas aos apoios no âmbito do Regulamento Municipal ao Movimento Associativo que totalizam, até ao final de 2020, 600 mil euros, ao qual acrescem os 200 mil euros, previstos como medida complementar.
Em termos gerais, estes apoios municipais totalizam, para o ano de 2020, uma verba no valor de um milhão e 600 mil euros.
E das crianças… Especiais… Não há nada para elas! Também pertencem a nós sociedade e não nos temos lembrado delas….