Durante três meses, algumas ruas de Alvalade, em Lisboa, vão estar em obras por causa da expansão da rede ciclável, com o objectivo de permitir o uso «partilhado entre bicicletas e automóveis», reordenar as zonas de estacionamento e reduzir a velocidade dos automóveis.
A Câmara Municipal de Lisboa e EMEL iniciam segunda-feira, dia 10 de agosto, as obras de expansão da rede ciclável nas ruas Marquesa de Alorna, Luís Augusto Palmeirim e José Duro, em Alvalade.
A intervenção, com a duração prevista de 90 dias, pretende implementar medidas de acalmia de tráfego que permitam o uso partilhado entre bicicletas e automóveis. Por isso, o estacionamento será reordenado, de modo a «assegurar maior segurança e visibilidade para os utilizadores de bicicletas, para as operações de cargas e descargas, bem como para tomada e largada de passageiros».
A autarquia lisboeta informa que a tipologia adotada para estas intervenções é a «de via banalizada, onde a circulação de velocípedes deverá ocorrer em convivência com o tráfego rodoviário motorizado. A via será unidirecional, seguindo o sentido do tráfego atual, e sinalizada com a respetiva sinalização vertical e/ou horizontal».
Como medidas complementares à marcação «30+Bici», será colocada uma guia tipo no pavimento para melhor definição do percurso e serão reduzidos os raios de curvatura nas «interseções, com aumento de áreas disponíveis para o peão, de forma a obrigar o tráfego motorizado a reduzir a velocidade nas entradas e saídas do arruamento».
Por outro lado, será, ainda, reordenado parte do estacionamento automóvel, devendo o estacionamento em espinha ser «feito em marcha atrás, de forma a assegurar maior visibilidade e segurança para os ciclistas que circulam pela via banalizada», bem como redução de perigos/conflitos em situações de cargas/descargas, que passam a ser realizadas diretamente para o passeio, e tomadas e largadas de passageiros, principalmente crianças e pessoas mobilidade limitada.