O Governo delegou nos presidentes de câmara da Área Metropolitana de Lisboa a decisão de alargar o horário de funcionamento das lojas. Almada é um dos seis municípios na margem sul do Tejo que já o fizeram, seis ficam na Margem Sul.
A Câmara Municipal de Almada é uma das nove autarquias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que decidiu alargar o horário de funcionamento dos estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços no concelho até às 22h00.
Em comunicado, a Câmara de Almada frisa que a medida é implementada «sem prejuízo das regras especiais aplicáveis ao respetivo setor de atividade em que se inserem» para evitar a propagação da Covid-19, lembrando que «o alargamento de horários permite ajudar a assegurar postos de trabalho, incrementar a atividade económica, e sem necessariamente impactar negativamente no risco associado a contágios, desde que se mantenham as medidas de contingência associadas ao funcionamento dos estabelecimentos em causa»
De acordo com a autarquia, a decisão foi tomada após os pareceres favoráveis da autoridade de saúde, da PSP e GNR e da capitania do Porto de Lisboa e visa «a retoma económica, ainda que faseada».
Esta deliberação surge na sequência da Resolução do Conselho de Ministros de 14 agosto, que dá aos municípios da Área Metropolitana de Lisboa liberdade para fixarem os horários dos estabelecimentos comerciais.
A decisão do Conselho de Ministros permite às autarquias fazer alterações nos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, de acordo com parecer das forças de segurança e da autoridade local de saúde, deixando de vigorar a obrigatoriedade de abrirem às 10:00 e encerrarem às 20:00.