INCÊNDIO FECHA TÚNEL DA JOÃO XXI

O Túnel da Avenida João XXI, em Lisboa, está desde esta manhã cortado ao trânsito nos dois sentidos devido a um incêndio num posto de transformação, que não causou vítimas. A Câmara ainda não tem prazos para a sua reabertura.

Passava ligeiramente das 09 horas da manhã, quando foi dado o alerta para um incêndio no túnel da João XXI. O Regimento de Sapadores Bombeiros deslocou para o local cerca de 50 operacionais, com o apoio de 15 viaturas. O fogo foi dominado pelas 10 H 55 e, segundo o comandante do Regimento de Sapadores de Bombeiros, Tiago Lopes, os bombeiros removeram 13 viaturas que tinham sido abandonadas pelos automobilistas quando se aperceberam do incêndio.

Entretanto, o vereador responsável pela Proteção Civil na Câmara Municipal, Carlos Castro, já veio a público revelar que o túnel vai manter-se encerrado até que seja feita a inspeção.

«Vamos manter o túnel fechado para fazer uma avaliação do local e tomar as necessárias medidas para restabelecer a situação», disse.

Mas, concluída a avaliação preliminar sobre as causas do incêndio no túnel da Avenida João XXI, e que levaram ao encerramento desta infraestrutura, a Câmara já anunciou que a avaliação efetuada pelas equipas técnicas do municípios, coordenadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, apontam para uma falha no sistema de controlo elétrico que faz a transição da energia da rede com a energia produzida pelo grupo gerador – em caso de falha da rede, como aconteceu esta manhã.

A autarquia adianta, ainda, que avaliação mais detalhada do que aconteceu, e das medidas necessárias para a reposição das condições de operação e circulação em plena segurança, estão a decorrer e, por isso, até que estejam repostas todas as condições de segurança, o túnel continuará encerrado.

De referir que, devido ao corte do trânsito nos dois sentidos, o trânsito na zona está bastante congestionado, o que já levou a Câmara Municipal de Lisboa a pedir aos automobilistas que evitem essa zona da cidade.

Divulgue-aqui-a-sua-empresa

Quer comentar a notícia que leu?