Durante o próximo fim-de-semana prolongado, Oeiras vai receber a terceira edição do “Oeiras Eco Rally”, um rally exclusivamente para veículos elétricos que, este ano, tem a particularidade de ter uma prova de «emissões NEGATIVAS de CO2».
A terceira edição do único rally de veículos exclusivamente elétricos em Portugal vai realizar-se já este fim-de-semana, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, em Oeiras, que volta a receber o “Oeiras Eco Rally”.
Integrada no campeonato FIA e realizada em parceria com o CCP e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), a prova atenderá ao conjunto de duas componente, regularidade e consumo, contando com classificativas nas serras da Arrábida e de Sintra, passando ainda pelo Autódromo do Estoril.
Apoiada pela Câmara Municipal de Oeiras, o primeiro município português a apostar numa prova destinada, única e exclusivamente, a carros elétricos, esta é a única prova automóvel realizada em Portugal com preocupações ambientais e ecológicas, sendo consagrada a veículos de estrada de circulação normal, equipados com um sistema de transmissão elétrico ou outras alternativas de energia.
Durante os três dias de competição, como habitualmente, as equipas terão de demonstrar a sua eficácia realizando a melhor gestão possível do consumo ao longo de todo o percurso e assegurar a regularidade, evitando penalizações nos distintos controlos efetuados pela organização da prova que conta com quatro secções e 12 setores seletivos que não ultrapassam os 150 km.
Este ano, o Oeiras Eco Rally bateu o recorde de inscrições e contará com a participação de pilotos portugueses e estrangeiros, oriundos de França, Espanha, Itália e Polónia, que estarão ao volante de marcas como Renault, Opel, Nissan, VW, Kia, Hyundai, Peugeot, Honda, Tesla e BMW.
A participação no rally está aberta a equipas oficiais e privadas que utilizem veículos de turismo e soluções de mobilidade amigas do ambiente. Para concorrer, os pilotos têm apenas de ser detentores de carta de condução de ligeiros e participar com carros não modificados, de forma a permitir a utilização de veículos de uso diário, bastando que estejam homologados para efeitos de circulação rodoviária dentro da União Europeia.
Troféu PRIO CUP
Uma das novidades desta terceira edição é o Troféu PRIO CUP, que se realiza no domingo (dia 4 de outubro), às 16:30, disputado em duas mangas, com a originalidade de ser uma prova de regularidade disputada em circuito fechado no Autódromo do Estoril, que volta, assim, a abrir as suas portas para uma prova de um campeonato do mundo organizado pela FIA.
A associação da PRIO a este evento resulta do facto da marca atuar na área da mobilidade elétrica desde 2011, sendo, desde então, uma referência incontornável para todos os utilizadores de veículos elétricos.
Emissões negativas de CO2
Por outro lado, e inspirada pelo projeto internacional “Climeworks-CarbFix”, a organização introduziu, pela primeira vez, uma componente que vai permitir rotular esta etapa do campeonato mundial como uma prova de “emissões NEGATIVAS de CO2”: cada concorrente vai plantar uma árvore, contribuindo assim para a transformação de CO2 em oxigénio e promovendo com esta ação um evento de emissões negativas.
O Oeiras Eco Rally terá a sua base no Jardim do Palácio do Marquês de Pombal, mas o seu acesso estará condicionado pelo cumprimento das eventuais regras inerentes à estratégia de prevenção, contenção e mitigação da pandemia da Covid-19 que estiverem a vigorar à data.
A edição 2020 do Oeiras Eco Rally finalizará com a “Marginal de Oeiras Power Stage”, prevista para as 12.30 de domingo, com chegada e partida da Praia de Santo Amaro de Oeiras.
Com um programa de três dias, toda a informação do evento está disponível em www.portugalecorally.com e na página de Facebook Portugal Eco Rally.