CRIANÇAS DE OEIRAS APRENDEM SOBRE SOCORRO A NÁUFRAGOS

Cerca de 800 crianças de todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico, incluindo escolas privadas, do concelho de Oeiras, assistiram, na manhã desta terça-feira, dia 31 de maio, a um exercício de salvamento em meio aquático, na Praia da Torre.

A iniciativa, inserida na Semana da Proteção Civil de Oeiras, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais. O objetivo desta ação é mostrar às crianças como se faz um salvamento no mar, e ainda mostrar-lhes os meios de proteção civil e ensinar algumas regras para evitar acidentes na praia e passar um verão em segurança, agora que se inicia a época balnear.

“Estas ações têm um efeito pedagógico muito grande nas crianças, e é mais fácil introduzir estes conhecimentos em criança do que em adulto”, considera ainda o presidente da Câmara de Oeiras, que acredita que a demonstração destes conhecimentos ajuda a “que os cidadãos consigam reagir melhor em situações de perigo, sem entrar em pânico, que é o que muitas vezes acontece”.

Ao mesmo tempo, houve ainda uma exposição dos meios dos agentes de Proteção Civil que podem atuar no município, nomeadamente a Proteção Civil Municipal, os Corpos de Bombeiros, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Polícia Municipal e os Serviços da Câmara de Oeiras.

Segundo o autarca, ao Olhar Oeiras, os meios apresentados nesta ação “são apenas uma pequena amostra” de todos os equipamentos de que o concelho dispõe. Para Isaltino Morais, o reforço nos meios de proteção civil “tem a ver com a preocupação que sentimos neste concelho”, considerado aquele que é, a nível nacional o melhor equipado, “as associações de Bombeiros melhor preparadas”. Ainda neste raciocínio, o autarca deu o exemplo do concelho de Sintra, que “tem mais do dobro do território e da população” e tem apenas mais duas corporações que Oeiras, que dispõe de sete corporações de bombeiros.

Já o responsável da Proteção Civil de Oeiras, o Coronel Carlos Alberto Pinto, explicou que “os Bombeiros são o grande pilar da Proteção Civil no concelho”, acrescentando que todas as corporações estão altamente preparadas para enfrentar uma grande ocorrência, sobretudo numa altura em que o concelho de Oeiras está novamente a receber grandes eventos culturais, após dois anos de pandemia, tais como foi a Final da Taça de Portugal, em maio, no Estádio do Jamor, ou o Festival Nos Alive, marcado para o próximo mês de julho.

“Este ano, com o regresso destes eventos, temos um desafio acrescido, e por isso a Proteção Civil tem uma grande coordenação para que eles corram o melhor possível”, explica o responsável, acrescentando ainda que “ao longo do ano, irão ser realizados vários simulacros para testar ao limite as capacidades dos bombeiros”, sendo que a dificuldade de cada um destes simulacros “será aumentada ao longo dos próximos três anos”.

Centro de Enfermagem Queijas

Ainda de acordo com o coronel, as sete corporações do concelho encontram-se altamente equipadas, uma vez que “a Câmara Municipal de Oeiras não tem poupado no que são os apoios aos bombeiros, desde equipamentos de proteção individual a formação académica, por exemplo”.

Amanhã, dia 1 de junho, a ação voltará a repetir-se, e apesar de ser destinada aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, está aberta à população em geral. A exposição, que conta ainda com uma demonstração das equipas cinotécnicas da PSP, está disponível no parque de estacionamento (junto ao restaurante Luar da Barra).  A par com a exposição, a partir das 10h45 e até às 12h15, terá início um exercício de salvamento de náufragos, onde se pode assistir a um exercício de salvamento de dois náufragos (banhistas em dificuldades), que conta com a presença de elementos do Instituto de Socorros a Náufragos e nadadores salvadores.

Este exercício tem como objetivo sensibilizar as crianças para as regras de segurança a ter nas praias, sensibilizando ainda a população adulta. A Semana da Proteção Civil termina no próximo domingo, dia 5 de junho, dia em que haverá ainda um desfile com todos os meios de proteção civil do concelho de Oeiras.

Quer comentar a notícia que leu?