O Festival Panda, o World Bike Tour e o Programa Anima a Rua são algumas das sugestões do Olhares de Lisboa para este fim de semana, em Oeiras. No próximo domingo, dia 3 de julho, a Avenida Marginal vai receber cerca de quatro mil ciclistas que vão participar no “World Bike Tour 2022”, evento que começa às 11h00, na Praça do Comércio, e termina na Praia da Torre, em Oeiras.
Começamos com o Festival Panda que está de volta a Oeiras para três dias de muita animação, no Parque dos Poetas. A Câmara de Oeiras antecipou a animação do festival, levando o Panda a fazer uma visita especial às crianças do Jardim de Infância Tomás Ribeiro, em Carnaxide.
Esta ação, promovida pelo Município de Oeiras e o promotor do evento, contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, e do Presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira. Depois de dois anos de interregno, o Festival Panda, que este ano celebra 15 anos, decorre nos dias 1, 2 e 3 de julho, um evento muito esperado pelas crianças que vão ter a possibilidade de ver as suas personagens preferidas do Canal Panda, num espetáculo inteiramente dedicado ao tema da “Amizade”.
Além dos espetáculos de palco, vai haver também muitas animações e diversas atividades disponíveis no recinto, que vão proporcionar um dia muito especial, repleto de alegria.
World Bike Tour
Por outro lado, no domingo acontece o World Bike Tour (WBT), apoiado pelas Câmaras Municipais de Oeiras e de Lisboa, e organizado pela empresa Happiness Condition. Neste percurso, com 19 quilómetros, não há objetivos de competição, a «grande meta» é garantir a boa disposição e motivação para a prática de exercício físico.
O evento conta ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Instituto Português do Desporto e Juventude e os Serviços de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e outras entidades. O WBT será transmitido pela RTP1 a partir da Praia da Torre, e tem como missão aliar a prática desportiva saudável às novas tendências da mobilidade das cidades, promovendo a sustentabilidade e desenvolvimento de hábitos de respeito pelo meio ambiente.
Assim, nesta iniciativa, promove-se a utilização da bicicleta como meio de transporte não poluente, um quadro de união familiar e de partilha de ideais e a amplificação da inclusão social como fator de consolidação com a participação sistemática de pessoas com deficiência em bicicletas adaptadas.
A primeira edição do World Bike Tour aconteceu em Lisboa, em 2006, com partida da ponte Vasco da Gama. Esta é a segunda vez que Oeiras recebe a chegada dos participantes. A realização do evento vai obrigar ao encerramento da Avenida Marginal no sentido Cascais-Lisboa no domingo, das 11h00 às 16h00, entre Algés e Oeiras. A saída e o acesso à Oeiras Marina e à Praia da Torre só é permitida apenas pelo lado de Cascais, e mediante autorização da Polícia de Segurança Pública.
A Câmara Municipal de Oeiras alerta, em comunicado, ainda para o condicionamento da utilização dos parques de estacionamento, devido à necessidade destes espaços para a realização das atividades previstas para este evento. Assim, estará encerrado o parque de estacionamento junto ao Restaurante Luar da Barra (Praia da Torre), das 6h00 do dia 3 de julho (domingo) às 13h00 do dia 4 de julho (segunda-feira); e ainda o parque de estacionamento junto à Feitoria do Colégio Militar, das 6h00 do dia 2 de julho (sábado) às 23h00 do dia 3 de julho (domingo).
Anima a rua
No sábado, 2 de julho, às 10h00, arranca o “Anima a Rua”, uma iniciativa criada este ano e que vai dinamizar diversos locais de todo o concelho de Oeiras, através de animações de rua.
Até setembro, estão previstas diversas atividades que vão desde a música, pintura facial, desporto, teatro e várias atuações que pretendem dar vida às localidades. O “Anima a Rua” realiza-se todos os sábados de manhã simultaneamente em 11 pontos do concelho.
Estes pontos são o Mercado de Tercena, o Centro Cívico de Carnaxide, o Coreto de Porto Salvo, o Largo 5 de Outubro (Oeiras), a Quinta Real de Caxias, a Praceta Dionísio Matias (Paço de Arcos), o Palácio Anjos (Algés), a Praça Central de Queijas, a praça em frente ao Pingo Doce de Linda-a-Velha, a Praça Restani (Queluz de Baixo) e o Parque Urbano de Miraflores.