Após o interregno forçado pela pandemia, as Festas de Loures vão voltar, e trazem com elas além de música e animação por todo o território do concelho, duas preocupações transversais e atuais: a sustentabilidade ambiental e a inclusão das pessoas com mobilidade reduzida. Este ano, pela primeira vez, as festas vão ser descentralizadas e “percorrerão” as 10 freguesias do concelho. O concerto inicial, a 15 de julho, em Sacavém, vai estar a cargo de Rui Veloso.
De 15 a 26 de julho, o Município de Loures assinala mais um aniversário. São 136 anos de história desde que, no dia 26 de julho de 1886, o território de Loures foi, por decreto real, elevado a concelho. Música, exposições e desporto são algumas das propostas da Câmara Municipal para partilhar consigo esta data especial, que vai ser comemorada nas 10 freguesias do concelho.
Ricardo Leão, presidente da Câmara de Loures, que durante 12 anos foi vereador responsável por este evento «está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas» e que o compromisso e empenho do Município nesta matéria, «se consubstancia com a assinatura de uma Carta de Compromisso e pela classificação das Festas de Loures 2022 pela Valorsul como Eco Evento».
O Eco-Evento é uma iniciativa da Valorsul que desafia os municípios organizadores de eventos, a solicitar a classificação de Eco-Evento para os mesmos, destacando-se pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de resíduos. O objetivo é garantir que os organizadores assegurem a adequada gestão de resíduos produzidos nos recintos dos eventos, desde a sua prevenção, reutilização e reciclagem e sensibilizar os participantes a colaborar neste movimento coletivo.
Para ajudar nesta missão, cada concessionária implementa a recolha seletiva das embalagens, os contentores/recipientes adequados a cada local, ações de sensibilização e parte da receita da reciclagem em função da quantidade entregue. Esta receita poderá reverter para projetos sociais ou para a melhoria das condições ambientais de cada localidade.
Ricardo Leão, que salientou que estas festas marcam o reinicio daquilo que «chamamos uma vida normal», fez questão de dar «um enfoque especial» às questões de sustentabilidade ambiental, porque «o futuro é das gerações mais novas e nós, no concelho de Loures, temos de garantir essa sustentabilidade».
Lamentando que, em Loures, a reciclagem e a recolha seletiva de resíduos se encontre atrasada em relação a outros concelhos, Ricardo Leão criticou o facto de a água para consumo público ainda ser utilizada na rega dos espaços verdes e na lavagem das ruas. «A água e um bem escasso, sendo assim as águas pluviais “recicladas” podem ser usadas para regar jardins, lavar ruas e contentores, poupando assim a água da rede pública destinada ao consumo humano», salienta o autarca, lembrando os benefícios ambientais da utilização da «chamada água reciclada e a, consequente, diminuição dos custos financeiros, «porque a água é um bem caro e escasso».
«Queremos um concelho de Loures, amigo do ambiente» é a palavra de ordem de Ricardo Leão, sublinhando que são nos grandes eventos, como este das Festas de Loures, que se consegue passar a mensagem da sustentabilidade ambiental. É, por isso, que o autarca pretende que estas festas “descentralizadas” sejam «espaços de convívio e de animação, mas também espaços de inovação e de sustentabilidade ambiental.
Rui Veloso abre as festas
Por seu turno, a vice-presidente da autarquia, Sónia Paixão, após referir que «este compromisso reforçado na área da sustentabilidade ambiental, claramente alinhado com a agenda das Nações Unidas, apresentou o programa das festas.
Música, workshops, desporto, street food e muita animação de rua são algumas das propostas da edição de 2022 das Festas de Loures, que decorrem de 15 a 17 de julho, em Sacavém, e de 22 a 26 de julho, em Loures, divulgou Sónia Paixão, anunciando que, este ano, vão ser criados espaços de estacionamento e lugares junto aos palcos para pessoas com mobilidade reduzida, porque «as festas do concelho são para todos».
Segundo o programa revelado pela vice-presidente de Loures, em Sacavém, entre os dias 15 e 17 de julho, haverá artesanato, street food, ateliês, visitas à Galeria de Arte Pública da Quinta do Mocho e concertos. No dia 15 de julho, sobe ao palco Rui Veloso. No dia 16 de julho, a autarquia «convida» a assistir à atuação dos The Lucky Duckies e no último dia, a 17 de julho, a festa será assegurada pelos Blasted Mechanism.
Já em Loures, entre os dias 22 e 26 de julho, e existem vários espaços de animação ao longo da cidade, com destaque para a Feira de Rua e para um Wine Lounge dedicado ao vinho produzido no concelho. Durante estes dias, a animação de rua será uma constante, com teatro de rua e artes performativas.
Quanto à música, haverá três palcos com propostas para diferentes públicos: o Palco Jovem, junto ao Pavilhão Paz e Amizade, com programação para os mais jovens; o Palco Mundos, no Jardim Major Rosa Bastos, com uma programação musical diversificada; e o Palco Central.
O Palco Central ficará localizado no parque das Tinalhas e aí poderá assistir às atuações de Anselmo Ralph (22 de julho), D.A.M.A (23 de julho), José Cid (24 de julho), Beatriz Rosário (25 de julho) e David Fonseca (26 de julho).
No dia 26, feriado municipal, decorrerão as condecorações municipais, cerimónia que pretende homenagear personalidades e entidades que se notabilizaram no desempenho das suas funções e que ajudaram a projetar o nome de Loures a elevados patamares do reconhecimento público.
Ver programa completo das Festas de Loures AQUI