A pastelaria Casa do Padeiro, na Pontinha, venceu esta segunda-feira, dia 26 de setembro, a prova ‘O Melhor Pastel de Nata de Lisboa’, cuja final decorreu no Congresso dos Cozinheiros, nos Nirvana Studios, em Oeiras.
Para o júri, o pastel de nata da Casa do Padeiro distinguiu-se dos restantes pelo equilíbrio entre a massa folhada e o recheio. Para o proprietário da pastelaria, Bruno Francisco, citado em comunicado, o 1º lugar foi uma surpresa, mas o seu objetivo é “manter a qualidade a que já habituámos os nossos clientes e convidar os fãs de pastéis de nata a conhecer a nossa proposta”.
O júri da prova era composto por Alexandra Prado Coelho, Suzana Parreira, Daniel Leitão, Teresa Castro, Catarina Amado, Andreia Moutinho e Isabel Zibaia Rafael. O presidente do júri era o gastrónomo Virgílio Gomes, que está presente desde a 1ª edição do concurso.
Para escolher os melhores pastéis de nata, os membros do júri provam os mesmos de forma cega, sem saberem de que estabelecimento são, de forma a ser uma avaliação completamente isenta. Na competição deste ano estiveram presentes os pastéis de nata de 12 estabelecimentos finalistas: a Casa do Padeiro, na Pontinha; a Casa do Preto, em Sintra; a Choupanna Café, em Lisboa; a Padaria da Né, na Damaia (concelho da Amadora); Pastelaria Aloma, de Lisboa; Pastelaria Estrela Dourada (Lisboa); Pastelaria Fidalgo’s (Moita); Pastelaria Fim de Século (Lisboa); Pastelaria Pão de Mel, no Forte da Casa (concelho de Vila Franca de Xira); Pastelaria Patyanne (Castanheira do Ribatejo); Pastelaria Viriato (Ramada); Santa Coina Confeitaria (Coina).
O ano passado o vencedor foi o pastel de nata da Padaria da Né, na Damaia. Todas as informações sobre a prova podem ser encontradas em www.melhorpasteldenata.pt. O evento foi lançado em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro e é organizado pelas Edições do Gosto e por Virgílio Gomes.