Os melhores alunos do concelho de Oeiras, que concluíram o 12º ano no ano letivo 2021/2022, foram distinguidos publicamente através da atribuição do prémio SIMAS – Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento dos Municípios de Oeiras e Amadora, que consiste na oferta de um computador portátil como recompensa pelo seu esforço académico.
Os 13 melhores alunos do concelho de Oeiras, que concluíram o 12º ano no ano letivo 2021/2022, receberam ontem o prémio SIMAS – Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento dos Municípios de Oeiras e Amadora pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
“É um privilégio para o Município de Oeiras todos os anos poder realizar uma cerimónia para homenagear os melhores alunos do concelho, sendo a educação uma das nossas maiores e mais fundamentais preocupações, criando condições de aprendizagem a todos os alunos, desde a creche até ao ensino superior”, sublinhou Isaltino Morais durante a cerimónia que contou com a presença do Executivo Municipal.
Segundo o autarca, a educação “é uma das prioridades fundamentais do concelho”, salientando que a descentralização de competências “permite à câmara ter um papel mais ativo na recuperação e reabilitação de estabelecimentos escolares”, criando-se assim melhores “condições de trabalho” para alunos e professores.
Por outro lado, o presidente do município prevê que as Bolsas de Estudo destinadas a estudantes do ensino superior e que, neste momento, já abrangem 800 bolseiros, sejam atribuídas, nos próximos 3 anos, a 1500 bolseiros, lembrando que este ano também já foram atribuídas bolsas para o ensino artístico.
Já para o professor António Seixas, representante dos diretores dos Agrupamentos Escolares do concelho, existe “uma grande sintonia entre os diretores escolares e o executivo municipal, nomeadamente com o presidente da câmara e o vereador da Educação, Pedro Patacho.
“Mais escola e melhores escolas” são os principais objetivos dos diretores escolares e do município de Oeiras, referiu ainda o professor Seixas, que realçou o “importante papel dos pais na formação dos jovens” para um ensino de excelência no concelho.
Exemplo para outros
Este prémio, que incluiu a oferta a cada aluno de um computador portátil como recompensa pelo seu esforço académico, é uma distinção que confirma a excelência do desempenho destes jovens, servindo, dessa forma, de referência e exemplo para todos os estudantes da comunidade.
A distinção aos melhores alunos do concelho de Oeiras, além dos oitos alunos finalistas do ensino secundário inclui também os melhores alunos das escolas profissionais (Escola Profissional Val do Rio e AEMAR – Instituto Tecnologias Náuticas), da escola de ensino artístico especializado da música (Escola de Música Nossa Senhora do Cabo) e das escolas internacionais (Oeiras International Shchool e Instituto Español Giner de los Ríos) verão o seu mérito reconhecido.
Esta distinção confirma a excelência do desempenho dos melhores alunos das escolas, servindo dessa forma de referência e exemplo para todos os alunos da comunidade.
Este prémio decorre de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e os SIMAS e pretende reconhecer publicamente o mérito e o esforço académico dos alunos, das famílias e das suas escolas, servindo de referência para todos os alunos da comunidade de Oeiras, sendo por isso razão de grande orgulho e de forte encorajamento e motivação para a constante aposta do Município de Oeiras na Educação.
A escolha do aluno premiado é da responsabilidade da Direção de cada escola, que utilizou como critérios de seriação os melhores resultados escolares, considerando como um todo a apreciar as atividades do domínio curricular e as atividades que se integram no domínio do complemento curricular, sem prejuízo de outros que a escola entendesse necessário associar a par com os resultados escolares, tais como o envolvimento em atividades de voluntariado e ações solidárias que espelhem uma significativa dimensão humana e cívica na comunidade.