JÁ FORAM INAUGURADAS AS ILUMINAÇÕES DE NATAL EM LISBOA

Nesta segunda-feira, dia 5 de dezembro, a Câmara Municipal de Lisboa inaugurou as tradicionais iluminações natalícias, mais tarde em relação ao habitual devido à necessidade de poupança energética.

Oeiras Viva Quadrado Fundo Preto

A inauguração destas iluminações deu-se ao final da tarde desta segunda-feira, junto da árvore de Natal situada Terreiro do Paço, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Rosário Pharmouse, que fizeram uma contagem decrescente antes de ligar oficialmente as luzes, bem como vereadores da autarquia, e a União de Associações de Comércio e Serviços (UACS).

Para Carla Salsinha, presidente desta associação, ao Olhares de Lisboa, “é óbvio que ligar as iluminações só a 5 de dezembro foi uma decisão difícil mas compreendemos a posição” de Carlos Moedas, acrescentando que a cidade tinha de “dar esse exemplo” devido à necessidade de poupar recursos, e que, por isso, as luzes não foram inauguradas a 24 de novembro, como estava previsto.

Contudo, avança a responsável, “estamos com grandes expectativas que venha muita gente a Lisboa”, uma vez que já é uma tradição “vir à Baixa ver as luzes”, e a mesma espera que estas ajudem a dinamizar o comércio local, e a fazer esquecer, por momentos, a atual conjuntura, que está a fazer com que mais pessoas estejam a reduzir os gastos com as prendas de Natal, adiantou Carla Salsinha.

As luzes de Natal foram colocadas em três eixos da cidade, sendo o primeiro composto pelas ruas: Av. Liberdade; Largo Chiado; Largo Camões; Praça do Marquês de Pombal; Praça do Comércio (iluminação das fachadas dos edifícios); Rossio (iluminação do Teatro D. Maria II); Rua do Carmo; Rua do Ouro; Rua da Prata; Rua Augusta; Rua Garrett; Rua Nova do Almada; Praça dos Restauradores.

Já o segundo eixo é composto pelos seguintes arruamentos: Av. Almirante Reis; Av. da República (entre a Praça Duque de Saldanha e a 1ª transversal antes do Campo Pequeno, faixa central); Av. Fontes Pereira de Melo (faixa Central); Av. Guerra Junqueiro; Av. Igreja (da Av.  Roma a Av. Rio de Janeiro); Av. João XXI; Av. Roma (entre a Praça de Londres e a Av. Estados Unidos da América); Largo do Intendente Pina Manique; Praça do Chile; Praça de Alvalade; Praça Duque Saldanha; Praça da Figueira.

Também foram decoradas com luzes as seguintes ruas e locais: Praça de Londres;  Rua D. Duarte; Praça Príncipe Real (do jardim do Príncipe Real até ao Jardim da Igreja); Rua da Misericórdia; Rua Belém; Rua Castilho (desde a Rua Alexandre Herculano até Rua Joaquim António de Aguiar); Rua D. Pedro V (do jardim de S. Pedro de Alcântara até ao Jardim Príncipe Real); Rua da Palma; Rua dos Fanqueiros; Rua Ferreira Borges; Rua Morais Soares (desde a Praça do Chile até à Paiva Couceiro); Fachada da Câmara Municipal de Lisboa; Praça do Município; Largo do Calvário; Rua Pascoal de Melo; Av. do Uruguai (desde a Pastelaria Evian até à Estrada de Benfica); e Av. Grão Vasco.

Centro de Enfermagem Queijas

O último eixo diz respeito à árvore de Natal situada no Terreiro do Paço. De acordo com Moedas, a redução do horário de funcionamento das iluminações de Natal vai permitir uma poupança de 50% no consumo de energia em relação ao ano passado. Para o presidente da autarquia, a presença destas luzes em Lisboa é importante para “manter o nosso comércio, que está a recuperar do Covid”.

“É importante para os comerciantes e famílias manter esta tradição”, disse o autarca à comunicação social, explicando que a instalação das iluminações custou à volta de 800 mil euros, valor semelhante ao do ano passado. “Isso tem um retorno”, garante o autarca, explicando que a aposta nas luzes de Natal ajuda a trazer turistas à cidade e a impulsionar o comércio local, e que, por isso, a solução não é acabar com as iluminações, mas sim arranjar formas de poupança. “Temos de ser solidários com a Europa e temos de continuar a poupar”, reforçou o presidente da Câmara de Lisboa.

As luzes de Natal em Lisboa irão funcionar num período mais reduzido, ou seja, entre domingo e quinta-feira entre as 18h00 e as 23h00; e às sextas e sábados, das 18h00 às 24h00. No dia de Natal, 25 de dezembro, e na noite de passagem de ano, a 31 de dezembro, estas iluminações funcionarão entre as 18h00 e as 01h00, por serem dias com maior concentração de pessoas em Lisboa.

A cidade conta com iluminações de Natal nos locais tradicionais de Lisboa, entre praças, ruas e avenidas, com recurso a lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED, de forma a garantir a poupança de recursos energéticos.

 

 

Quer comentar a notícia que leu?