CERCA DE UMA CENTENA DE PROFESSORES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE EM GREVE ESTA SEGUNDA-FEIRA

Os cinco estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, no concelho de Loures, estão fechados esta segunda-feira, dia 16 de janeiro, devido a uma greve dos professores. Esta paralisação envolveu cerca de uma centena de professores, afetando mais de 2.700 alunos, e que não vão ter aulas durante o dia de hoje.

Desta forma, a greve está prevista durar todo o dia, conforme explicou ao Olhar Loures um dos manifestantes, Joaquim Marques, acrescentando ainda que, no período entre as 08h00 e as 10h00, houve ainda uma concentração à porta da Escola Básica 2,3 Gaspar Correia e na Escola Secundária do Arco-Íris, ambas na Portela, e que contou com o apoio de alunos e funcionários do agrupamento.

Ainda de acordo com o docente, esta paralisação tem ainda como objetivo alertar para três reivindicações dos professores, sendo elas a contagem do tempo de serviço dos docentes e a “regularização das carreiras”; “a melhoria das condições de trabalho”, com atualização de salários e a oferta de auxílios financeiros a professores deslocados; e ainda a contratação de mais docentes e funcionários para as escolas.

Alguns destes professores, acrescentou ainda Joaquim Marques, um dos docentes mais antigos da Escola Secundária Arco-Íris, marcaram presença na manifestação que se realizou no passado sábado, junto ao Ministério da Educação, em Lisboa. Ainda nas palavras do docente, “esta manifestação correu muito bem”, e o mesmo acrescenta que, para já, não estão previstas mais greves no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide.

Quer comentar a notícia que leu?