CABAZ BEBÉ PARA BENEFICIÁRIOS DO RSI

Cabaz bebé para beneficiários do RSI

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, em reunião camarária, a proposta de criação do “Cabaz Bebé Lisboa”.  Esta medida é dirigida às famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI) com filhos até aos 18 meses.

Desta forma, este “Cabaz Bebé Lisboa” vai ter um valor de 300 euros anuais. Neste sentido, este apoio chega às famílias através de um sistema de voucher digital. Segundo a CML em comunicado, este é recarregado, de três em três meses, com 75 euros por criança.

De acordo com Carlos Moedas, presidente da autarquia, este apoio chega “numa altura em que tantas famílias vivem com enormes dificuldades devido ao aumento da inflação”. Ainda nas palavras do autarca, esta “compromete o acesso a bens essenciais e aumenta a fragilidade da população mais vulnerável”.

Neste sentido, Moedas salienta a importância desta medida. “Queremos apoiar as nossas famílias, que infelizmente se deparam hoje com tantos obstáculos para criar os seus filhos e para garantir que o mais importante não lhes falta”.

Contudo, e para além do Cabaz Bebé, a CML estabeleceu um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e com a Médicos do Mundo (MM). Ou seja, o objetivo desta parceria é fazer com que as famílias beneficiárias do cabaz possam comprar artigos e medicamentos para criança a preços mais convidativos.

Medida custa 120 mil euros à Câmara de Lisboa

Esta medida está disponível nas farmácias da ANF em Lisboa. Nelas, poderá comprar artigos de bebé, medicamentos e até vacinas que são recomendadas pela Sociedade de Infecciologia Pediátrica e pela Sociedade Portuguesa de Pediatria.

De acordo com a CML, esta proposta tem como objetivo garantir a dignidade das pessoas apoiadas. Deste modo, a autarquia explica ainda que o apoio através de vouchers tem sido uma estratégia cada vez mais adotada pelas organizações internacionais em contextos de emergência.

Por outro lado, os beneficiários conseguem ter o seu próprio desenvolvimento e autonomia. Ao mesmo tempo, conseguem escolher as melhores decisões para si e para a sua família, considera ainda a CML.

O Cabaz Bebé foi apresentado pela vereadora Sofia Athayde, responsável pelo pelouro dos Direitos Sociais e Humanos e também pelas áreas da Saúde e da Educação. “O acesso à saúde pelas populações mais fragilizadas é um dos maiores desígnios deste executivo”, considera.

Por isso, acrescentou a autarca, “foi nesta perspetiva que lançámos, para os cidadãos seniores, o plano de saúde gratuito Lisboa 65+”. Ao mesmo tempo, “é também neste pressuposto que queremos dar este apoio essencial às famílias mais vulneráveis com bebés até aos 18 meses”.

O “Cabaz Bebé Lisboa” tem um valor total de 120 mil euros. Ao mesmo tempo, enquadra-se no conjunto de medidas de combate à inflação lançadas por este executivo para apoiar as famílias e as empresas da cidade.

Quer comentar a notícia que leu?