Na próxima terça-feira, 14 de fevereiro e Dia dos Namorados, abrem as inscrições para os Casamentos de Santo António. Desta forma, poderá fazê-lo até ao dia 5 de abril.
A formalização das inscrições aos Casamentos de Santo António deverá ser feita através do preenchimento do Formulário de Candidatura. Este está disponível nas Lojas Lisboa de Alcântara, Baixa, Entrecampos, Marvila e Saldanha.
Os Casamentos de Santo António é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e organizada pela EGEAC. No dia 12 de junho, serão 16 os casais que vão trocar alianças na Sé de Lisboa e no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Contudo, os candidatos aos Casamentos de Santo António devem obedecer a um conjunto de pré-requisitos, disponíveis no site da EGEAC. Ao mesmo tempo, um dos elementos do casal deve ter residência permanente no município de Lisboa.
Ao mesmo tempo, a autarquia estima que a edição deste ano reúna cerca de um milhar de participantes. Estes dividem-se entre noivos, padrinhos, convidados, organização, entre outros. Em simultâneo, esta iniciativa conta ainda com a participação e o apoio da sociedade civil e de dezenas de parceiros.
Desta forma, é possível garantir os vestidos e fatos dos noivos, bem como os penteados e maquilhagem, alianças, despedidas de solteiros, copo de água e lua de mel.
Casamentos de Santo António é uma tradição com mais de 60 anos
Foi em 1958 que 26 casais se casaram na Igreja de Santo António, na primeira edição dos Casamentos de Santo António. Até à Revolução de 25 de Abril de 1974, esta foi uma iniciativa patrocinada pelo Diário Popular.
Contudo, 22 anos depois, em 1997, a tradição foi recuperada pela Câmara Municipal de Lisboa. Nesse ano, introduziu-se ainda, para além da cerimónia religiosa, os casamentos civis. Até ao momento, já se realizaram 384 casamentos (264 religiosos e 120 civis).
Em 2023, os casais voltam a trocar alianças e votos matrimoniais, nas cerimónias religiosas e civis marcadas para dia 12 de junho, véspera de Dia de Santo António, padroeiro da cidade.