A Câmara Municipal de Lisboa (CML), em colaboração com a Ordem dos
Médicos Veterinários, vai assegurar cuidados médico-veterinários gratuitos a animais de companhia que vivam com famílias em situação de vulnerabilidade.
Desta forma, a autarquia junta-se ao Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco – Cheque Veterinário. Assim, vai garantir a prestação de
cuidados veterinários a animais em risco, apoiando a vacinação, desparasitação e esterilização, assim como outros tratamentos.
Estes cheques são emitidos pelos munícipios, e depois entregues aos responsáveis pelos animais em risco para receber os devidos cuidados veterinários. Contudo, os animais devem estar devidamente identificados, para utilização dos cheques nos Centros de Atendimento Médico-Veterinários (CAMV) que integram a rede.
“A proteção e o bem-estar animal são hoje uma área essencial para a edificação de uma cidade mais humana e harmoniosa, capaz de vencer a solidão”, refere o vereador Ângelo Pereira, responsável pelo Pelouro da Proteção e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Lisboa, citado em nota de imprensa.
Para aceder ao programa e obter o cheque veterinário, os munícipes devem entrar em contacto com a Casa dos Animais de Lisboa, através do e-mail casa.dos.animais@cm-lisboa.pt ou do contacto telefónico 218 172 300. Esta medida destina-se a famílias com rendimento igual ou inferior ao indexante dos apoios sociais e há um limite de dois cheques por pessoa, por ano.
A Casa dos Animais de Lisboa (CAL) é o Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais errantes na cidade. Este espaço promove a sua captura e tratamento. Por fim, fomenta também a redução do abandono e a adoção responsável. A CAL disponibiliza toda a informação sobre os animais em condições de serem adotados.
Este centro está localizado na Estrada da Pimenteira, na zona de Monsanto, e está aberto nos dias úteis, entre as 9h30 e as 12h00, e depois entre as 14h30 e as 16h30. Contudo, aos fins de semana e feriados, funciona entre as 10h00 e as 12h00.