A Festa Animal de Oeiras está de regresso ao concelho e arranca já no próximo domingo, dia 7 de maio, entre as 10h00 e as 19h00. Este ano, pela primeira vez, realizar-se-á na Quinta de Cima do Palácio Marquês de Pombal.
No entanto, e à semelhança do ano passado, a Festa Animal de Oeiras vai ser alargada a todo o concelho. Por isso, o evento repete-se em julho, nos dias 1 e 15, em Queijas e Miraflores, respetivamente.
Em setembro, chegará a Porto Salvo, no dia 2, e a Barcarena, no dia 16. Por fim, terminará em Oeiras, no dia 7 de outubro. Esta iniciativa tem como principal objetivo promover a adoção responsável dos animais que se encontram à guarda do Município.
O programa inclui campanhas de adoção, workshops temáticos, demonstrações caninas e outras atividades. Os visitantes são convidados a trazer os seus amigos de 4 patas. Por fim, a entrada neste evento é livre e todos os anos, conta com a presença de várias pessoas.
A Festa Animal de Oeiras tem início pelas 11h00, com uma demonstração a cargo do grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR. Pelas 11h30, inicia-se a sessão de sensibilização ‘Desmistificar o Gato’. De seguida, a Exoclinic irá abordar a questão dos animais errantes, às 12h30, sendo que, meia hora depois, irá fazer uma demonstração de tosquias.
Da parte da tarde, a Pata D’Açúcar irá realizar, às 15h30, um workshop sobre cães de alerta médico – diabetes. Por fim, às 16h30, a Educão irá dar uma aula de comportamento canino, sendo que, uma hora depois, haverá uma demonstração de cães, a cargo da Campus Dog, e que encerrará o evento.
Em paralelo, o evento terá ainda palestras e contos. Desta forma, Paula Afonso e Alexandra Gonçalves irão partilhar histórias com os mais novos, às 11h00 e às 16h00, respetivamente. Pelas 15h00, a Universidade Lusófona irá dar um workshop sobre primeiros socorros a animais. Por fim, há ainda pinturas faciais, modelagem de balões, jogos tradicionais, insufláveis, entre outras iniciativas, destinadas aos mais novos.