CÂMARA DE ODIVELAS INAUGUROU UNIDADE DE SAÚDE DE FAMÕES

A Câmara Municipal de Odivelas inaugurou, esta terça-feira, dia 6 de junho, a Unidade de Saúde de Famões, que vai servir cerca de oito mil utentes. Esta inauguração contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro. O edifício representa um investimento total a rondar os 1,5 milhões de euros, contando com apoios dos fundos Portugal 2020. Até ao final de 2025, a autarquia prevê inaugurar mais três unidades: na Urmeira, na Pontinha e em Odivelas.

A Unidade de Saúde de Famões, lembrou o presidente da Câmara de Odivelas, Hugo Martins, “funcionava numa vivenda de génese ilegal”, em más condições. “Em 2019 tivemos a inauguração da nova unidade de saúde de Odivelas”, acrescentou o autarca. No mesmo sentido, sublinha que, “nos últimos anos, o munícipio empenhou-se em contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde no concelho”.

Oeiras Viva Quadrado Fundo Preto

A Unidade de Saúde de Famões conta com sala de espera, salas de tratamento, gabinetes de enfermagem, salas de consulta, entre outros. Por outro lado, conta ainda com cinco médicos ao serviço. O espaço custou perto de 1,5 milhões de euros, dos quais 500 mil euros são suportados pela Câmara de Odivelas e 850 mil euros são provenientes dos fundos Portugal2020. “Ao estarmos a investir no Serviço Nacional de Saúde, estamos a dar melhores condições aos nossos profissionais, mas também estamos a contribuir para sermos mais atrativos”, reforçou Hugo Martins.

Para o autarca de Odivelas, é igualmente importante prestar um serviço de proximidade com os utentes. Por isso, adiantou que o munícipio vai assumir mais competências na área da saúde, no âmbito da descentralização de competências do Estado Central para as Câmaras Municipais. “Estamos prontos e preparados para dar mais uma vez o nosso contributo”.

Três novas unidades até 2026

Ainda de acordo com o edil, estão previstas, até 2026, mais três novas unidades de saúde no concelho de Odivelas. Duas serão na União de Freguesias da Pontinha e Famões, nomeadamente na Urmeira e no centro da Pontinha. Já a terceira ficará situada entre Odivelas e Famões.

A última, disse Hugo Martins ao Olhar Odivelas, irá contar com uma unidade de diagnóstico complementar, construída com recurso a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O seu objetivo é disponibilizar um espaço onde os utentes poderão realizar radiografias, raio-x, entre outros, de forma a “aliviar a pressão nos cuidados hospitalares”.

40 mil utentes sem médico de família em Odivelas

No entanto, Hugo Martins reforçou ainda que, apesar de todo o investimento da autarquia na área da saúde, ainda há “cerca de 40 mil utentes sem médico de família no concelho”. Para ajudar a captar os profissionais, considera que é importante transformar todas as USF do concelho em unidades de modelo B, à semelhança do que aconteceu recentemente na Póvoa de Santo Adrião.

Estas unidades têm associadas um conjunto de incentivos que premeia o desempenho individual e coletivo dos profissionais de saúde. Desta forma, estes conseguem uma remuneração e condições de trabalho mais atrativas. Por sua vez, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reforçou que a Unidade de Saúde de Famões, com uma área de 650 metros quadrados, “é um belíssimo exemplo daquilo que é a descentralização na área da Saúde”.

Centro de Enfermagem Queijas

Para o ministro, “ter instalações mais adequadas às exigências do mundo moderno facilita a capacidade de atrair jovens profissionais”. Só assim é que é possível “vencer a dificuldade que temos neste momento”, considera. Manuel Pizarro reconhece que existe atualmente uma forte carência de médicos de família na zona da Grande Lisboa.

Contudo, reforçou que “nos últimos três anos, entraram em formação mais de 500 médicos de Medicina Geral Familiar”. Ao mesmo tempo, salientou ainda que, dos 307 médicos que acabaram recentemente a especialidade, “278 vão iniciar funções no Serviço Nacional de Saúde” em breve. Deste número, 10 vão exercer funções no concelho de Odivelas. No entanto, ainda não é suficiente, pois, para todos terem médico de família, seriam necessários mais 40 profissionais.

Apostar nas USF modelo B

Na mesma intervenção, Manuel Pizarro adiantou ainda que, em breve, serão anunciadas novas medidas para mitigar o problema da falta de médicos de família. Uma delas será o alargamento do número de Unidades de Saúde Familiar tipo B em todo o pais. “Acho que vai dar um contributo para fortalecer a motivação dos profissionais e atrair mais médicos ao serviço do SNS”.

Após as intervenções, Manuel Pizarro teve ainda a oportunidade de conhecer a Unidade de Saúde de Famões, onde realizou uma breve visita, acompanhado de Hugo Martins e o restante executivo da Câmara de Odivelas.

Esta visita contou ainda com a presença do presidente da União de Freguesias da Pontinha e Famões, Jorge Nunes, do presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita, da presidente do Conselho de Administração do Hospital Beatriz Ângelo, Rosário Sepúlveda, entre outros.

Quer comentar a notícia que leu?