Falta menos de um mês para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Para já, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) já divulgou o programa do evento, que vai passar por locais como o Parque Tejo, o Parque Eduardo VII, a Alameda D. Afonso Henriques, o Terreiro do Paço e ainda o Passeio Marítimo de Algés, já no concelho de Oeiras.
Desta forma, o acolhimento aos peregrinos está marcado para o dia 31 de julho, durante todo o dia, e ainda para a manhã de 1 de agosto. É neste dia que se dará o arranque oficial da JMJ, com o Festival da Juventude, marcado para entre as 15h30 e as 17h00. De seguida, haverá uma missa de abertura, entre as 18h00 e as 20h30, realizada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, no Parque Eduardo VII. Após esta missa, haverá nova edição do Festival da Juventude, entre as 21h00 e as 23h00.
Importa referir que este festival irá acontecer em três pontos da cidade: o Terreiro do Paço, a Alameda D. Afonso Henriques, e ainda a ‘Cidade da Alegria’, em Belém. O primeiro poderá receber até 80 mil peregrinos e o segundo um máximo de 30 mil pessoas. Por sua vez, o Festival da Juventude repetir-se-á nas tardes e noites dos dias 2, 3, 4 e 5 de agosto.
Papa Francisco chega a Lisboa no dia 3 de agosto
Já as manhãs dos dias 2, 3 e 4 de agosto serão preenchidas com catequeses. O Papa Francisco deverá chegar a Lisboa no dia 3 de agosto, cujo acolhimento está marcado entre as 17h15 e as 19h15. No dia seguinte, o Santo Padre irá realizar uma via sacra, entre as 18h00 e as 19h30.
Ambos os eventos irão realizar-se no Parque Eduardo VII. Para dia 5 de agosto, o Papa Francisco irá realizar uma vigília, entre as 20h45 e as 22h15, no Parque Tejo, local onde regressará no dia seguinte, 6 de agosto, para realizar uma missa de envio, entre as 9h00 e as 11h00.
Por fim, o Papa terminará a sua passagem por Lisboa com um encontro com os voluntários, entre as 16h00 e as 17h00, no Passeio Maritimo de Algés. Contudo, tanto a vigília como a missa de envio terão transmissão no Terreiro do Paço. Para além dos eventos de cariz religioso, a JMJ contará ainda com diversos eventos culturais em 90 pontos da cidade.
Estes incluem iniciativas como cinema, conferências, entre outros. Segundo a CML, esperam-se entre 500 e 800 mil peregrinos no Parque Eduardo VII e até 1,2 milhões de jovens no Parque Tejo.
Mais de 320 mil inscritos
Até ao momento, já se inscreveram para a JMJ 329 mil e 719 peregrinos. Estima-se que, desde valor, 159 mil jovens cheguem a Lisboa no dia 31 de julho. Até essa data, deverão chegar então mais 42 mil participantes. Já em agosto, até ao dia 5, espera-se a chegada de mais 127 mil peregrinos, com especial incidência no dia 4 de agosto.
Ainda de acordo com os dados divulgados pela CML, 73% dos participantes deverão chegar de autocarro e 17% de avião. Os restantes, 3% vêm de carro e outros 3% de comboio. No entanto, os restantes 4% ainda não estão definidos. Por fim, cerca de 249 mil participantes são oriundos da Europa, havendo 32 mil peregrinos da América do Norte e 18 mil da América do Sul.
Por outro lado, 11 mil participantes são asiáticos, cinco mil africanos e quatro mil vêm da Oceania. Contudo, ainda não é conhecida a nacionalidade dos restantes 11 mil participantes.
Trânsito condicionado
Por outro lado, devido à realização da JMJ, o trânsito em Lisboa estará condicionado entre 1 a 6 de agosto. Por isso, os automobilistas deverão evitar a zona da Baixa Pombalina, Avenida da Liberdade e Parque Eduardo VII, optando por circular pelas zonas mais periféricas de Lisboa. Já na zona do Parque Tejo, a situação será semelhante, pelo que os condutores deverão evitar passar de carro por essa zona.