O Vaticano anunciou esta quinta-feira a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa. Este sucede-se a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, felicitou o bispo Rui Valério pela sua nomeação como o novo patriarca de Lisboa. Ao mesmo tempo, destacou o seu percurso e dedicação ao próximo.
“D. Rui Valério tem um percurso notável, destacando-se sempre pela sua dedicação e sentido de serviço ao próximo”, afirmou Carlos Moedas, citado num comunicado em que felicita o bispo pela sua nomeação para 18.º líder da Diocese de Lisboa. Recorde-se que o Vaticano anunciou, esta quinta-feira, dia 10 de agosto, a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa.
Por sua vez, sucede-se a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade. No comunicado, Moedas dirige ainda “os melhores votos para a missão” do novo patriarca de Lisboa. Ao mesmo tempo, agradece a Manuel Clemente “pela sua dedicação nos últimos 10 anos de mandato, período que atravessou a pandemia [de covid-19] e culminou com a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”.
Rui Valério tem 58 anos, e é natural de Urgueira, no concelho de Ourém. Por fim, foi ordenado padre em 1991, em Fátima, também concelho de Ourém, no distrito de Santarém. Por outro lado, faz parte dos dos Missionários Monfortinos, e foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.