A Olaia, árvore bastante presente na paisagem de Lisboa, será a espécie que vai ser a imagem das Festas na Rua, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) que vai decorrer na cidade entre os dias 22 de agosto e 1 de outubro.
Cercis siliquastrum é o nome científico desta árvore, originária do mediterrâneo oriental e sudoeste asiático. Por outro lado, a Olaia é uma espécie que se encontra em muitas zonas de Lisboa, tais como a Quinta das Conchas, o Largo de Santos ou o Parque Eduardo VII. Ao mesmo tempo, foi a presença desta árvores na antiga Quinta das Olaias, que deu origem ao nome daquele bairro, situado na freguesia do Areeiro.
A Olaia é ainda conhecida como árvore-da-Judeia, árvore-de-Judas e também árvore-do-amor, devido às folhas verdes claras em forma de coração. Esta árvore é ainda marcada por uma floração composta por cachos de flores cor-de-rosa que despontam antes das folhas. Estas começam a aparecer antes de começar a primavera e os seus frutos (parecidos com a alfarroba) nascem entre agosto e setembro.
Por isso, esta espécie foi a imagem escolhida para as Festas na Rua, a qual já está a circular na cidade. Desta forma, esta campanha está a ser divulgada nos autocarros da Carris e nos mupis da cidade. Ao mesmo tempo, a CML está ainda a colocar cartazes e a distribuir flyers, marcadores de livros e folhetos desdobráveis. Nestes materiais, poderá conhecer toda a programação do evento, bem como no site da EGEAC.
As Festas na Rua são uma iniciativa promovida pela autarquia lisboeta e decorrem entre os dias 22 de agosto e 1 de outubro. Assim, e como a Olaia, o evento quer colorir a cidade com magia, dança, música, arte sonora, vídeo e muito mais. Esta programação irá ainda ter dança, concertos, e mais seis festivais dedicados a diferentes expressões artísticas. Por fim, haverá ainda uma feira dedicada a Santo António nesta edição do ‘Festas na Rua’, que têm entrada gratuita e destinam-se a todas as idades.
Foto de capa: @cmlisboa