AUDITÓRIO RUY DE CARVALHO RECEBE ‘VOZES DO FADO’

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, recebe na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, as Vozes do Fado, pelas 21h30. Lenita Gentil é a fadista convidada e estará acompanhada por Rafael Pacheco na guitarra portuguesa, João Domingos à viola, e Nani no baixo.

‘Vozes do Fado’ é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e decorre entre 23 de setembro e 3 de novembro nos Auditórios Municipais Eunice Muñoz (Oeiras) e Ruy de Carvalho (Carnaxide). No total, serão seis concertos de Fado, considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade. Nestes espetáculos, as novas vozes, juntamente com outras já consagradas, vão apresentar ao público este género musical tão português.

Oeiras Viva Quadrado Fundo Preto

Esta sexta-feira, dia 27 de outubro, é a vez de Lenita Gentil se apresentar em palco. A fadista, natural da Marinha Grande, começou a cantar aos cinco anos. Com 16 anos, estreou-se aos microfones dos Emissores do Norte Reunidos, do Porto. Ao longo da sua carreira, passou por vários festivais de música nacionais e internacionais, entre os quais o Festival da Canção da Figueira da Foz, em 1967. O reconhecimento do público levou-a a atuar no restaurante típico “O Faia”, onde ainda hoje se mantêm.

Para a artista, a passagem pelas casas de Fado são “uma experiência muito enriquecedora”. O seu enorme profissionalismo e entrega refletem-se na seleção de repertório. Aqui, destacam-se os poemas de Artur Ribeiro, Maria de Lurdes de Carvalho, Vasco de Lima Couto e Frederico de Brito, entre outros. Por outro lado, Lenita Gentil é também uma das poucas vozes femininas a interpretar o Fado de Coimbra, que considera “muito rico, com melodia, nostálgico, uma coisa que entra e que se sente”.

No concerto da próxima sexta-feira no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, a fadista está acompanhada, à Guitarra Portuguesa, por Rafael Pacheco, e por João Domingos à viola. Por sua vez, Nani irá estar no baixo. Este espaço é gerido pela Oeiras Viva. Os bilhetes custam 10 euros (plateia) e 7,50 euros (balcão). Pode comprar o seu ingresso na TicketLine e nos locais habituais.

Quer comentar a notícia que leu?