CÂMARA DE LISBOA ASSINALA 25 DE NOVEMBRO DE 1975

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai assinalar, no próximo sábado, 25 de novembro, os 48 anos do 25 de novembro de 1975, com um conjunto de iniciativas. Uma delas será uma cerimónia comemorativa nos Paços do Concelho.

Recorde-se que as comemorações do 25 de Novembro foram anunciadas em outubro pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, durante a cerimónia evocativa da Implantação da República, a 5 de outubro. As celebrações desta data começam pelas 11h00, na Calçada da Ajuda. É aqui que será depositada uma coroa de flores em homenagem aos militares Tenente José Coimbra e Furriel Joaquim Pires.

De seguida, pelas 12h15, terá início uma cerimónia comemorativa do 48º aniversário do 25 de novembro de 1975, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A tarde, por sua vez, será preenchida com a Conferência ‘Democracia e Liberdade: Cumprir Abril em Novembro’. Esta começa às 15h00, e tem lugar na Biblioteca Municipal Palácio Galveias.

Este encontro contará com a presença do presidente da SEDES, Álvaro Beleza, e do analista político José Miguel Júdice. Igualmente, será ainda moderado por Helena Matos. Por outro lado, entre os dias 24 de novembro e 17 de dezembro, estará patente, na Praça do Munícipio, a exposição “25N – A história que não te contaram”. Esta mostra é organizada pelo Instituto +Liberdade.

Por fim, e de acordo com Carlos Moedas, citado em comunicado, justifica-se a realização destas iniciativas “porque há datas que temos a obrigação ética e social de não esquecer. A bem da democracia e da liberdade. A bem das novas gerações”. O 25 de Novembro de 1975 marcou o final da revolução, iniciada a 25 de abril de 1974. Neste dia, houve uma tentativa de golpe de estado. Ao mesmo tempo, estes acontecimentos tiveram a cidade de Lisboa com um dos palcos principais. Por isso, a autarquia “quer relembrar esta história”, sublinha na mesma nota.

Foto de capa: CML

Quer comentar a notícia que leu?