A Parques Tejo, empresa municipal do concelho de Oeiras, encerrou o ano de 2023 com um balanço positivo, trazendo melhorias no sistema de mobilidade do concelho e mais infraestruturas para os munícipes.
O ano de 2023 ficou marcado pela transformação que a Parques Tejo trouxe ao concelho de Oeiras. No estacionamento, a empresa aumentou o número de lugares de estacionamento, com a inauguração de cinco novos parques. O primeiro foi o Parque dos Navegantes, em janeiro, seguindo-se depois os Parques Avenida, dos Lusíadas, 7 de Junho, e com o Parque do Passeio Marítimo de Algés. No total, são mais 1100 novos lugares que a Parques Tejo disponibiliza em Oeiras, quase metade da meta fixada de 2800 lugares.
Por outro lado, a empresa apostou ainda na sustentabilidade ambiental. Desta forma, ao longo do ano, a frota automóvel foi renovada. Atualmente, esta é composta por uma maioria de viaturas 100% elétricas. Igualmente, houve também uma aposta nos serviços de mobilidade suave, com uma articulação com os operadores privados do sistema dockless. Ao longo do ano, os oeirenses realizaram perto de 120 mil viagens nas bicicletas e trotinetas partilhadas sem doca. Em setembro, o destaque foi o início da rede municipal de bikesharing, com 11 estações distribuídas ao longo de diversos eixos cicláveis do concelho. Até ao momento, já se registaram mais de 350 viagens, valor este que vai crescendo dia após dia.
Empresa quer melhorar a app ‘Oeiras Move’
No mesmo mês, foi ainda inaugurado o ‘Oeiras Vai e Volta’, um projeto-piloto que liga o Parque dos Navegantes e o centro histórico de Paço de Arcos, servindo o comércio local e a restauração. Ao nível das acessibilidades, destaque também para a app Oeiras Move, uma forma de aceder a todos os serviços de mobilidade existentes no concelho. Até ao momento, já estão registados 2050 utilizadores. Contudo, para já, a app apenas permite o pagamento das tarifas associadas ao estacionamento na via pública e o acesso à rede municipal de bikesharing.
Por isso, ao longo de 2024, a Parques Tejo espera introduzir novas funcionalidades, de forma a permitir a reserva de lugar em parques fechados, o acesso à rede de postos de carregamento elétrico, entre outros. Por fim, a empresa quer ainda continuar a apostar na proximidade com os munícipes e o comércio local. Um destes exemplos foi a campanha promocional no Parque Avenida, onde foram emitidos mais de 1555 tickets ao longo dos dois primeiros meses.