Francimar Oliveira é o proprietário da Barbearia do Mercado, que abriu portas neste mês de janeiro. O espaço fica no Mercado de Carnaxide, e é o concretizar de um sonho de Francimar, que sempre sonhou ter o seu próprio salão.
O Mercado de Carnaxide tem, desde este mês de janeiro, uma nova loja a funcionar. É a Barbearia do Mercado, gerida por Francimar Oliveira, natural do Brasil e residente em Portugal desde 2005. Este empresário conta, ao Olhares de Carnaxide e Queijas, que sempre sonhou ter o seu próprio espaço. O sonho concretizou-se quando soube que havia lojas vazias no Mercado de Carnaxide e, a partir daí, foi ficar atento à abertura do edital para a licitação do espaço.
“O edital só saiu em outubro [de 2023]”, conta o barbeiro, que, até ao momento, trabalhava num salão de cabeleireiro perto da Escola Básica Vieira da Silva, por conta de outrem. Atualmente, Francimar tem uma carteira de clientes a rondar os 400 clientes, muitos deles fiéis já há muitos anos. “Creio que aqui eu consiga aumentar ainda mais a clientela”, explica, que, para já, é o único funcionário da Barbearia do Mercado. O espaço já está a receber clientes, mas ainda não está totalmente composto. “Ainda faltam alguns detalhes, mas os clientes já estavam a pressionar”, acrescenta o barbeiro.
A maior parte dos clientes são pessoas “acima dos 40 anos”, e a maior parte dos cortes pedidos é o chamado “corte tradicional”, embora Francimar também faça “os cortes mais modernos”, tais como “o degradê ou disfarçado”. Apesar de viver em Carnaxide desde 2005, este empresário conta que Portugal não foi a primeira opção quando decidiu sair do Brasil. Inicialmente, o plano era ir para Inglaterra, até porque a sua mãe está lá imigrada. Contudo, o processo de legalização de imigrantes era mais difícil naquele país, sendo que, desta forma, Francimar decidiu estabelecer-se primeiro em Portugal.
Preços variam entre os dois e os 12 euros
Mais tarde, então, seguiria para o Reino Unido, como era o plano inicial. Mas, rapidamente apaixonou-se pelo nosso país e a ideia de ir viver para Inglaterra caiu por terra. Em 2013, regressou novamente ao Brasil, juntamente com a esposa e o filho (que já nasceu em Portugal), por motivos familiares. No entanto, quatro anos depois, em 2017, fez questão de regressar a terras lusas, porque sabe que é aqui que quer ficar e continuar a fazer o que mais gosta: ser barbeiro.
A Barbearia do Mercado funciona de segunda a sábado, entre as 9h00 e as 13h00, e entre as 15h00 e as 19h00. O atendimento é feito apenas por marcação, através do contacto 936 467 330. O preço de um corte simples é de 10 euros. Já um degradê, custa 12 euros. O corte e a lavagem simples custa 11 euros. Para fazer a barba, os preços variam entre os cinco e os 10 euros. Ou seja, fazer a barba à máquina custa cinco euros, mas este valor duplica se for à navalha. Se for apenas aparar a barba, paga sete euros. Por fim, fazer as sobrancelhas tem o valor de dois euros.