Grupos de Cegadas vão animar a população de Loures

Entre os dias 4 a 12 de fevereiro, os vários grupos de cegadas do concelho de Loures vão sair à rua para animar a população e manter uma das tradições mais antigas do Carnaval Saloio. No dia 17, sábado, está ainda marcado o Festival de Cegadas, na sede da União Cultural Recreativa e Desportiva da Ponte de Lousa.

Até 12 de fevereiro, e como forma de assinalar o Carnaval Saloio, três grupos de cegadas irão percorrer o concelho de Loures com as suas atuações. As cegadas são uma das tradições mais antigas do Carnaval em Loures. Por sua vez, caracterizam-se por trazerem sátiras políticas e sociais. Esta iniciativa tem entrada livre e começou este domingo, 4 de fevereiro. Desta forma, atuaram os grupos ‘A Malta da Ponte de Lousa’, ‘Tiroliro Grupo de Cegadas do Barro’, e o ‘Grupo de Cegadas do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta’ (adultos e infantil).

Oeiras Viva Quadrado Fundo Preto

Contudo, o grupo da Ponte de Lousa irá ainda atuar no próximo sábado, 10 de fevereiro, às 15h30 e às 16h30, em Loures e no Montemuro, respetivamente. No dia a seguir, o grupo irá atuar novamente, desta vez junto ao Adro da Capela, às 11h00, em Ponte de Lousa. Por outro lado, na segunda-feira, 12 de fevereiro, véspera de Carnaval, irá ainda atuar no Casal Pedregulho e nas Covas de Ferro, às 23h00 e às 00h30. No passado domingo, passou pelas localidades de Moninhos, Lousa, Torre dos Trotes, Venda do Pinheiro, Asseiceira Grande e Bemposta.

Iniciativa incluiu também atuações dos grupos do Barro e da Bemposta

Já o grupo do Barro, irá, no próximo sábado, dia 10, começar a jornada de atuações às 11h00 em Santiago dos Velhos. Às 14h00, irá estar em Casal do Freixo, e em Bucelas às 16h00. Uma hora depois, estará na Bemposta, passando ainda pela Chamboeira e Casaínhos, às 18h00 e 19h00, respetivamente. Contudo, no passado fim de semana, o grupo já tinha atuado em localidades, nomeadamente, Barro, Pinheiro de Loures, Palhais, Ponte de Lousa, Moninhos, Venda do Pinheiro, Montemuro, Rogel, Pinteus e Vila Nova.

Por fim, outro grupo de cegadas que também participou nesta iniciativa foi ainda o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta. O grupo realizou as suas atuações no último domingo. Assim, o coletivo levou as cegadas a Vila Nova, Bucelas, A-do-Mourão, Chamboeira e Bemposta. No dia 17 de fevereiro, sábado, está agendado o Festival de Cegadas. Desta forma, o evento realiza-se na sede da União Cultural Recreativa e Desportiva de Ponte de Lousa, às 21h00.

Este ano, irão participar, neste evento, as Cegadas Tiro Liro do Barro, Infantil da Bemposta e da Bemposta. Por fim, irão ainda estar presentes as cegadas da Malta da Ponte de Lousa e de Moita do Ribatejo (convidada).

N.R: artigo atualizado dia 6/2/24 às 17h47

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?