À excepção da Outurela, que recebeu um desfile de Carnaval na última quarta-feira, as localidades de Carnaxide e Queijas viram os seus desfiles alterados devido às condições climatéricas desfavoráveis nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de fevereiro. Desta forma, a União de Freguesias decidiu levar a alegria do Carnaval a 11 escolas e jardins de infância das duas localidades.
Terminou esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, o conjunto de iniciativas de Carnaval que a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) promoveu para assinalar esta época festiva junto da comunidade. No entanto, se a Outurela teve a oportunidade de receber o desfile carnavalesco, e que juntou cerca de 150 crianças nas ruas daquele bairro, as localidades de Queijas e Carnaxide não tiveram a mesma sorte. Desta forma, a condições climatéricas desfavoráveis ditaram uma mudança de planos e que, por isso, as iniciativas de Carnaval tivessem que ser realizadas nas escolas de Carnaxide e Queijas.
Assim, em Queijas, a animação passou pelas escolas e jardins-de-infância de Queijas e Linda-a-Pastora, nomeadamente, pelo Jardim de Infância Obra Social Madre Maria Clara, Escola Básica Cesário Verde, Jardim de Infância “O Traquinas”, Escola Básica Narcisa Pereira e Escola Básica Gil Vicente. No total, a festa contou com cerca de 500 crianças. Da parte da parte, a festa fez-se no Centro Social e Paroquial São Miguel Arcanjo. Nesta sexta, 9 de fevereiro, foi a vez das escolas de Carnaxide receberem o Carnaval. A primeira paragem foi no Jardim de Infância 1º de Maio, onde participaram cerca de 90 crianças.
Iniciativa foi um sucesso, diz Inigo Pereira
De seguida, a animação foi para o Jardim de Infância Nossa Senhora da Rocha, com 50 participantes, e ainda para o Jardim de Infância /EB1 Antero Basalisa, com 201 participantes. Contudo, também houve festa de Carnaval no Colégio Monte-Flor, com 100 crianças participantes, e ainda na Escola Básica Sylvia Phillips, onde estiveram 247 crianças. A manhã terminou com a animação na Escola Vieira da Silva, onde mais de 400 crianças tiveram a oportunidade de se divertirem com a iniciativa da UFCQ. Por fim, da parte da tarde, houve ainda animação no Centro Social e Paroquial S. Romão de Carnaxide.
“Todos os anos, organizamos estes desfiles de Carnaval, que já são uma longa tradição na nossa união de freguesias, é uma forma de criar momentos de alegria com as crianças”, disse ao Olhares de Carnaxide e Queijas o presidente da UFCQ, Inigo Pereira. Esta iniciativa, sublinhou ainda o autarca, “contou com a participação de todas as escolas e jardins de infância” da união de freguesias. Contudo, e devido ao mau tempo, “este ano, tivémos que mudar o formato”, conforme disse ainda Inigo Pereira.
Por isso, e como a animação já estava contratualizada, a UFCQ decidiu então levar o Carnaval às escolas. “A logística correu bem, correu melhor do que estava à espera”, disse o presidente, adiantando que, nos dois dias, a equipa de animadores percorreu 11 escolas e jardins de infância. “Correu muito bem, as crianças estavam muito contentes”, sublinhou ainda.