A nova edição do Olhares de Lisboa mostra-lhe como é que será a nova Praça do Martim Moniz, que será requalificada em 2026. Outro destaque vai também para as Marchas Populares que vão participar na edição de 2024 do concurso, e ainda o que os moradores das freguesias do Lumiar e Alvalade pensam sobre as duas localidades, entre outros temas.
A Praça do Martim Moniz, no centro de Lisboa, vai receber obras de requalificação em 2026. Este é um dos assuntos em destaque na nova edição de Olhares de Lisboa, já disponível no comércio local e em formato digital para download. Por outro lado, poderá ainda ficar a saber como foi a visita do primeiro-ministro, António Costa, e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, às obras em curso para a futura Linha Circular, um investimento que vai transformar a circulação na cidade de Lisboa, permitindo chegar mais depressa ao centro da cidade.
A par deste investimento, está igualmente prevista a expansão da Linha Vermelha a Alcântara, e que vai trazer, até 2026, o metropolitano para esta zona da cidade. Por outro lado, o primeiro túnel previsto no Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), entre Monsanto e Santa Apolónia, já começou a ser escavado. Estes são alguns dos assuntos que poderá ler nesta nova edição do Olhares de Lisboa. Por outro lado, no âmbito da Cultura, mostramos-lhe como foi a entrega do prémio Iberoamericano à escritora Alice Vieira. Contudo, poderá ainda conhecer a exposição do fotojornalista Eduardo Gageiro, intitulada Factum, e que estará patente até maio na Cordoaria Nacional, em Belém.
Investimentos na saúde e na Higiene Urbana
Ao nível dos investimentos, a Câmara Municipal de Lisboa inaugurou, no mês de janeiro, a nova unidade de Higiene Urbana de Belém. Por sua vez, este é um investimento de 2,6 milhões de euros e que vai acolher cerca de 100 trabalhadores, quer da autarquia, quer da junta. Ainda no mesmo mês, a autarquia inaugurou mais dois centros de saúde, um no Beato, e outro em Alcântara. Estes estão integrados num conjunto de 14 novas unidades que a CML quer inaugurar até 2027.
Mais limpeza, mais estacionamento e menos ruído noturno são ainda algumas das queixas dos moradores nas freguesias do Lumiar e de Alvalade, ouvidos pelo Olhares de Lisboa. O início de 2024 ficou também marcado pela entrada em vigor do orçamento municipal, no valor de 1,3 mil milhões de euros. As prioridades vão para os investimentos na Habitação, Estado Social Local, Mobilidade e Cultura. Este documento inclui ainda a devolução de 1% do IRS aos lisboetas já este ano.
Esta é uma medida para aliviar os encargos financeiros das famílias e também para competir com os restantes munícipios da Área Metropolitana de Lisboa. Por fim, damos ainda nota, nesta nova edição, das 23 marchas que vão voltar a desfilar na Altice Arena e na Avenida da Liberdade, no concurso anual das Marchas Populares de Lisboa, em junho, e ainda da homenagem ao radialista António Sala, no início de fevereiro. O comunicador celebra 60 anos de carreira e foi homenageado com a exposição ‘Retratos Contados’, que aconteceu na livraria Tantos Livros, Livreiros, nas Avenidas Novas.
Se não recebeu a edição impressa no seu comércio ou caixa do correio, pode encontrar Olhares de Lisboa nas 24 Juntas de freguesia da cidade e nos Pontos de Leitura aderentes.
Pode também, descarregar Olhares de Lisboa - Março a edição impressa no formato PDF e ler no seu computador, tablet ou telemóvel.