Foi apresentado, o novo Plano Nacional de Saúde 2030, na Fundação Aga Khan/Centro Ismaili de Lisboa. Este documento tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar da população, criando um sistema de saúde sólido e sustentável no país.
A Fundação Aga Khan/Centro Ismaili de Lisboa recebeu, na última quinta-feira, 22 de fevereiro, a apresentação do Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS2030). O objetivo deste documento é analisar as estratégias e prioridades delineadas pelo PNS2030. A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, referiu, na sessão inaugural, que “O Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030 tem, obrigatoriamente, de olhar e propor estratégias de reforço dos sistemas de saúde, de investimento para alcançar a cobertura universal de saúde, e de cuidados centrados nas pessoas”.
Por outro lado, Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde, acentuou a importância deste plano para o futuro da saúde da população. Na mesma intervenção disse ainda que “um Plano Nacional de Saúde deve consistir em dois planos”. Ou seja, “um que propõe os horizontes que queremos alcançar enquanto sociedade. E outro que propõe o caminho para chegar lá”. Na apresentação deste plano, foram ainda destacados alguns pontos cruciais do PNS2030. Alguns deles são, por exemplo, a promoção do acesso equitativo aos cuidados de saúde, a redução das desigualdades em saúde, a prevenção de doenças, bem como a proteção das populações vulneráveis.
Combater as desigualdades
Ilona Kickbusch, Diretora na Kickbusch Health Consult e Fundadora e Presidente do Conselho Consultivo Internacional do Global Health Center, convidada do evento, destacou os determinantes e desafios atuais e futuros da saúde global. Já Sofia Silva Rocha, Diretora Executiva (interina) do PNS 2030, abordou o estado atual do Plano Nacional de Saúde 2030 e os passos futuros para a sua implementação. Este evento contou ainda com o painel dedicado ao tema “Construir Saúde Sustentável: de tod@s para tod@s”, moderado por Rita Sá Machado.
Os intervenientes foram Ana Sampaio, Diretora da Plataforma Saúde em Diálogo, João Afonso, Coordenador Nacional do Programa Bairros Saudáveis, e Eduarda Ferreira, Coordenadora da USP Porto Oriental – ULS São João. Aqui, abordaram-se questões e temas essenciais para o desenvolvimento de um sistema de saúde robusto e sustentável para o futuro do país. Por fim, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, partilhou as suas expectativas e desejos com este plano. Na sua opinião, deve existir “um compromisso do país: combater as desigualdades, promover o crescimento económico, mas também políticas inclusivas para os que chegam a Portugal”.
O PNS 2030 é um compromisso de promover a saúde e o bem-estar da população, criando um sistema de saúde sólido e sustentável, atendendo às necessidades da comunidade ao longo da próxima década.