Começou, esta quarta-feira, 28 de fevereiro, a 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se estende até domingo. Durante cinco dias, profissionais do setor do turismo e o público em geral poderá conhecer a oferta turística do país e do resto do mundo. A inauguração contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou os quatro pavilhões do evento, que, em 2024, tem como destino internacional convidado Cabo Verde.
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) regressou esta quarta-feira, 28 de fevereiro, à FIL, no Parque das Nações, e estende-se até 3 de março. Nesta 34ª edição, o certame recebe a presença de todas as regiões do país. Aqui, os visitantes e profissionais do setor podem conhecer o melhor que se faz em cada um dos 308 munícipios portugueses. A BTL desenvolve-se pelos quatro pavilhões da FIL. Desta forma, os dois primeiros são dedicados às regiões e autarquias portuguesas.
O terceiro pavilhão é dedicado à oferta turística e hoteleira e o quarto apresenta as melhores sugestões de destinos internacionais. Este ano, o destino internacional convidado é Cabo Verde. Já a Região Autónoma dos Açores é o destino nacional convidado, e Coimbra o município convidado. No espaço dedicado à região de Lisboa, irá encontrar a oferta cultural e gastronómica de concelhos como Odivelas, onde poderá encontrar a famosa Marmelada Branca ou o Vinho Madre Paula.
Igualmente, também irá descobrir Loures, onde poderá conhecer, por exemplo, a Rota das Linhas de Torres, entre outras ofertas. No caso de Oeiras, outro dos concelhos em divulgação na Região de Lisboa, o destaque vai para o vinho generoso Villa Oeiras, mas também para as diversas ofertas culturais e turísticas do concelho. No entanto, para além de vinhos e sugestões gastronómicas, pode ainda ficar a conhecer praias, monumentos e outros ex-libris da região, apresentadas também por concelhos como por exemplo Cascais, Mafra, Sintra, Almada, Vila Franca de Xira, entre outros.
Certame abre ao público em geral na sexta-feira
Para esta quinta, 29 de fevereiro, haverá, entre as 10h00 e as 19h00, apresentações e provas de vinhos do concelho, no Espaço Enoturismo (pavilhão 2). No mesmo dia, mas pelas 15h30, haverá ainda uma prova de vinhos comentada das três regiões demarcadas que integram a Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, no stand do Turismo de Lisboa (pavilhão 1).
A BTL está a funcionar, na quarta e na quinta-feira, entre as 10h00 e as 19h00. Na sexta, o recinto abre às 10h00 e encerra pelas 23h00, sendo que abrirá apenas ao público em geral a partir das 17h00. No sábado, dia 2 de março, a BTL estará a funcionar entre as 12h00 e as 23h00, e no domingo, entre as 12h00 e as 20h00. Sexta, sábado e domingo, são os três dias em que o público poderá visitar a BTL, uma vez que os dois primeiros são dedicados exclusivamente a profissionais do setor.
Presidente da República esteve na inauguração
A inauguração da 34ª edição da BTL contou ainda com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Chefe de Estado fez uma visita pelos quatro pavilhões do certame, acompanhado pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. No final da visita, o Presidente falou aos jornalistas, que o questionaram sobre os temas que estão a marcar a campanha eleitoral. Neste sentido, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que vai votar antecipadamente, já no próximo domingo, dia 3.
O motivo é por considerar que isto é um estímulo contra a abstenção, mas também porque já se sente esclarecido. “Os portugueses sabem exatamente o que é que pensam e o que sentem em relação aos candidatos, líderes dos partidos ou os outros candidatos e, portanto, eu acho que estou esclarecido”, realçou. Questionado sobre as declarações do vice-presidente do CDS-PP, Paulo Núncio, o Presidente da República disse que não vai comentar aspetos relacionados com as candidaturas, porque estaria a tomar uma posição.
Inauguração da BTL marcada por protestos de ativistas climáticos
Recorde-se que o candidato pelo círculo eleitoral de Lisboa nas listas da AD, defendeu a realização de um novo referendo à interrupção voluntária da gravidez (IVG). A inauguração da 34ª edição da BTL ficou ainda marcada pelo protesto de ativistas climáticos. Estes atingiram com tinta verde o presidente do PSD e líder da Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, que estava numa ação de campanha eleitoral no evento.
Sobre este acontecimento, Marcelo disse que este tipo de ataques já perdeu a eficácia. Contudo, frisa que a luta climática “é boa” e que a manifestação é um direito de todos. “A ideia é uma boa ideia, que é o clima e que todos partilhamos. É um bom apelo, é um apelo de jovens. Agora eu penso que a partir de determinada altura é uma forma de atuação muito pouco eficaz”, considerou o Presidente da República.