No próximo domingo, dia 21, o EcoParque de São João da Talha, Loures, recebe um passeio de bicicleta e pedonal em celebração dos 50 anos do 25 de Abril. Mas também do Dia da Terra, que se celebra no dia seguinte mas cuja semana está já a decorrer desde dia 15.
Organizado pela União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e a Ecomood, este passeio de ciclismo e pedonal, integrada nas comemorações do 25 de Abril, conta com duas presenças de grande simbolismo: Daniela Salgueiro Maia, neta do capitão, e do Coronel Andrade da Silva, o capitão de Abril que preside à Associação Salgueiro Maia.
A União de Freguesia vai colocar à disposição dos participantes algumas das suas bicicletas elétricas para os menos atléticos. E a Pedalar Sem Idade Portugal levará num dos seus ‘trishaws’ um representante do ensino especial e um da Universidade Sénior. No percurso está prevista uma paragem na Quinta dos Remédios, em que os peões e os ciclistas se juntarão para uma conversa sobre o Dia da Terra, os oceanos e cidadania activa, com o presidente da Ecomood e embaixador do Pacto Climático Europeu. No final, de regresso ao EcoParque, haverá uma aula de pilates e a actuação da local Banda da Corda.
Ecomood no Portugal Ecorally Oeiras
Por outro lado segundo um comunicado da Ecomood, no passado fim-de-semana foi para a estrada o Portugal EcoRally Oeiras, primeira prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias de 2024, e já a quinta do campeonato europeu desta temporada. Entre um número recorde de equipas estrangeiras e dos melhores participantes nacionais, estava o ‘team’ Ecomood / Planetiers / Bel Mobility.
Depois de já terem estreado vários modelos nestas competições, António Gonçalves Pereira e António Lima estiveram a bordo do único Tesla Model Y presente, uma das mais de 100 viaturas elétricas da frota do Grupo Bel, maioritariamente alimentadas a partir de energia solar captada nas suas próprias instalações. A equipa Ecomood começou por ter uma penalização na noite de sexta-feira, saindo assim do ‘top 20’ na classificação da primeira etapa.
No sábado tudo estava a correr bem melhor mas, já com 8 lugares recuperados, os equipamentos de navegação desligaram-se a meio de uma classificativa, o que resultou em muita perda de tempo e ao regresso à posição com que tinha começado o dia. No final, além de ter sido destacadamente a equipa em Tesla com melhor eficiência energética, a classificação combinada resultou num 17º posto que soube a pouco, complementado por um 12º na Super Especial da Marginal de Oeiras que, como já vai sendo tradição, constituiu o final em festa da prova, com muito público presente.