Lisboa é a cidade escolhida para acolher a primeira cerimónia do novo prémio Aga Khan, dedicado à música. O evento Aga Khan Music Awards vai realizar-se entre 29 e 31 de março de 2019, na Fundação Gulbenkian.
Inspirado no Prémio Aga Khan de Arquitetura – lançado em 1977 – a nova distinção, trienal, pretende reconhecer e apoiar criações e talentos musicais de excepção, nas sociedades de todo o mundo em que os muçulmanos têm presença significativa. Premiará também iniciativas no domínio social e educativo que contribuam para garantir a continuidade histórica e a renovação deste património musical, vindo ocupar uma área em aberto no atual universo dos prémios musicais.
Os primeiros finalistas do Aga Khan Music Awards vão juntar-se numa cerimónia de três dias em Lisboa, que incluirá concertos, oficinas, master classes, mesas redondas e jam sessions, e que culminará na atribuição dos prémios, num total superior a 400 mil euros. Os distinguidos terão também acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional, como apoios para a criação de novas obras, contratos para gravações, agenciamento, apoio a iniciativas piloto de educação e consultorias técnicas ou curatoriais para projetos de arquivamento, preservação e difusão de música.
O comité dos Aga Khan Music Awards junta 10 personalidades internacionais das áreas da educação, artes e cultura, entre elas, a Vereadora Catarina Vaz Pinto, que detém o pelouro da Cultura e das Relações Internacionais na Câmara Municipal de Lisboa.
Num momento em que o fortalecimento da tolerância e do pluralismo é encarado como uma prioridade mundial, a música pode afirmar-se como um instrumento universal de desenvolvimento e de coesão social, dirigido a todos os públicos globais.
Cidade de tolerância e de tradição multicultural, Lisboa já tinha sido em 2015 a primeira escolha para o estabelecimento da futura sede formal do Imamat Ismaili em Portugal, na sequência de um acordo histórico celebrado entre o Governo português e Aga Khan.
Foto de Capa: Presidência da República
Saber mais: Presidente da República condecorou o Aga Khan