Já começou a contagem decrescente para o arranque da ‘La Vuelta’

Pela segunda vez, em 26 anos, a Volta a Espanha em Bicicleta (‘La Vuelta’) vai iniciar o seu percurso em Portugal, já no próximo dia 17 de agosto. O português João Almeida é um dos ciclistas que irá participar nesta prova ibérica, que vai passar por Lisboa, Oeiras, Cascais, bem como por alguns concelhos do interior do país.

O ciclista português João Almeida será um dos atletas que vai participar na Volta a Espanha em Bicicleta (‘La Vuelta’), que, em 2024, vai partir de Lisboa. A primeira etapa, um contrarrelógio de 12 quilómetros, inicia-se no dia 17 de agosto junto ao Mosteiro dos Jerónimos, no concelho de Lisboa, seguindo depois para Oeiras, onde estará instalada uma meta junto à praia da Torre. A segunda etapa, marcada para o dia seguinte, 18 de agosto, será entre Cascais e Ourém, num percurso de 194 quilómetros. Esta etapa é a segunda mais longa da ‘La Vuelta’ e contará com duas contagens de montanha (no Alto da Lagoa Azul e Alto da Batalha).

Já a terceira e última etapa em Portugal levará os ciclistas a pedalar 191.5 quilómetros, no interior do país, entre a Lousã e Castelo Branco. Esta etapa caracteriza-se por um perfil de média montanha, contando com uma contagem de montanha segunda categoria (Alto de Teixeira) e uma de quarta (Alto de Alpedrinha). A ‘La Vuelta’ é a competição de ciclismo mais importante de Espanha e um dos maiores eventos desportivos mundiais. Esta é a segunda vez que a prova tem início em Portugal, sendo que a primeira que tal aconteceu foi em 1997, para promover a Expo’98. De acordo com Luís Castro, pepresentante da Unipublic em Portugal, “este será o maior evento desportivo a acontecer em Portugal em 2024. A La Vuelta multiplicará fortemente o investimento feito pelas cidades por onde irá passar o pelotão.”

Prova tem transmissão em 190 países de todo o mundo

A apresentação da prova aconteceu esta terça-feira, 30 de julho, num evento onde estiveram presentes Javier Guillen, CEO da Unipublic; Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo; Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal; e Raul Almeida, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal. Igualmente, estiveram ainda presentes autarcas de munícipios como Ourém, Oliveira do Hospital, Óbidos, Fundão, ou Covilhã, e que são alguns dos concelhos que irão receber a passagem da prova. Para Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, “ter a presença efetiva num dos principais eventos do calendário internacional de ciclismo de estrada é uma conquista para o concelho”.

“É fruto do trabalho contínuo que tem vindo a dar resultados e está inserido no que é a nossa estratégia de promoção do concelho e de desenvolvimento sustentável”. Por sua vez, o autarca de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, destacou a importância da prova para a cidade, “uma vez que a Volta a Espanha em Bicicleta é a segunda maior prova de ciclismo mundial, tem uma caravana associada ao pelotão de cerca de quatro mil pessoas, é um evento transmitido por via televisiva para 190 países e trará uma enorme projeção ao concelho de Castelo Branco e a toda a nossa região”. Esta será a 79.ª edição da “La Vuelta”, que vai terminar no dia 8 de Setembro em Madrid, depois de 21 etapas e mais de 3.300 quilómetros percorridos. Prevê-se ainda a participação de 176 ciclistas de 22 equipas.

Quer comentar a notícia que leu?