A Câmara Municipal de Almada (CMA) apresentou, na passada sexta-feira, 9 de agosto, o projeto para o complexo da Bataria da Raposa, na Trafaria, e inaugurou o edifício para os sapadores florestais.
O complexo da Bataria da Raposa, na Trafaria, vai ganhar uma nova vida. A Câmara Municipal de Almada (CMA) apresentou o projeto na última sexta-feira, 9 de agosto. “Este projeto vai juntar as instalações da Polícia Municipal, a Proteção Civil Municipal, bem como todo o espaço museológico da Bataria da Raposa”, referiu durante a apresentação a presidente da CMA, Inês de Medeiros. Este espaço terá ainda a Central Municipal de Gestão Integrada de Ocorrências, uma base de apoio logístico e pré-posicionamento de equipas dos diferentes agentes de Proteção Civil, as instalações do ICNF e uma cafetaria para os visitantes.
A ideia é dar um novo uso às antigas instalações militares e promover a musealização de algumas das estruturas militares edificadas, bem como abrir este espaço para usufruto do público. “Não se protege fechando as portas. Queremos a sociedade civil envolvida neste espaço, que será mais um espaço público para todos os almadenses”, disse ainda a autarca. Na ocasião, foi também inaugurado o novo edifício de apoio aos sapadores florestais do concelho de Almada. O novo espaço é constituído por balneários, parque de viaturas, copa e armazém/oficina para manutenção de equipamentos.
Mais de 131 mil metros quadrados de área
“É um dia particularmente feliz, porque estamos a inaugurar a nova casa dos sapadores florestais de Almada. Este é um grupo de protetores da natureza, e que trabalha em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada e que foi criado em 2021, ainda durante a pandemia, e que é um grupo fundamental para proteger o que nos é tão querido, o nosso património natural e a Mata Nacional dos Medos”, disse ainda Inês de Medeiros. Este conjunto de edifícios está inserido num terreno com uma área de mais de 121 mil metros quadrados, sendo que a área total de intervenção possui mais de 131 mil metros quadrados, uma vez que inclui a reestruturação da via de acesso a este espaço.
A Bataria da Raposa é um antigo edifício militar, construído entre 1944 e 1958, e que passou para a gestão do Estado para o ICNF em 2021. Por sua vez, este organismo concedeu a gestão deste espaço à autarquia de Almada por um período de 50 anos. Anteriormente, foi a ‘casa’ do antigo Regimento de Artilharia de Costa (RAC) número 6 e dedicava-se à proteção e defesa da costa marítima, entre as zonas da foz do Rio Tejo e a foz do Rio Sado, sendo apoiada pela 7.ª Bateria do Outão a sul e pela 5.ª Bateria da Raposeira, na Trafaria.
Entrega de certificados do programa ‘Mais Floresta’
O principal objetivo desta intervenção no complexo da Bataria da Raposa é a reabilitação dos edifícios e a sua requalificação para novos usos, mantendo ao máximo os elementos construtivos originais. A iniciativa, incluiu ainda a entrega de certificados aos jovens do programa “Mais Floresta 2024”, um programa de voluntariado jovem para a Natureza e as Florestas. Em 2024, esta iniciativa contou com a participação de cerca de três dezenas de jovens.
Tal como em edições anteriores, os participantes realizaram ações de vigilância móvel, apeada, na Mata Nacional dos Medos, que pertence ao território da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica. No entanto, esta ação pretende ainda realizar ações de sensibilização da população que frequenta este espaço para a preservação da floresta e respetivos ecossistemas. Nesta iniciativa, os jovens também distribuíram folhetos sobre medidas de autoproteção para evitar os incêndios rurais e identificação de áreas a necessitar de limpeza.
Fotos: Anabela Luís / CMA