A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) aprovou, recentemente, um reforço de 55 mil euros para o Fundo de Emergência Social (FES), que será distribuído entre quatro entidades sociais parceiras, nas zonas de Algés, Oeiras, Paço de Arcos e Porto Salvo.
O Centro Social Paroquial da Paróquia de Cristo Rei de Algés, o Centro Social e Paroquial São Julião da Barra, o Núcleo de Instrução e Beneficência, e o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Porto Salvo, vão receber, no seu conjunto, um reforço de 55 mil euros no âmbito do Fundo de Emergência Social. A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) aprovou a atribuíção desta verba no decorrer da passada semana, a fim de garantir que estas instituições continuem a prestar assistência às pessoas mais necessitadas, especialmente nas zonas de Algés, Oeiras, Paço de Arcos e Porto Salvo.
Igualmente, a autarquia compromete-se a monitorizar e avaliar a correta aplicação destes fundos, garantindo a eficácia do apoio, criado no início de 2012 com o objetivo de apoiar famílias e indivíduos em situações de extrema vulnerabilidade social e financeira no concelho e que não se integram nas respostas usualmente disponibilizadas pelos serviços tradicionais. No entanto, este apoio não pretende substituir as competências da Segurança Social, mas ser uma resposta transitória e pontual para situações de risco iminente e com uma gravidade de tal ordem que inviabilize a ativação dos recursos sociais existentes em tempo útil.