Começaram, esta sexta-feira, 23 de agosto, as Festas do Senhor Jesus dos Navegantes, em Paço de Arcos. O evento conta com uma programação rica e variada, destinada a todas as idades e decorre até 1 de setembro.
A localidade de Paço de Arcos, no concelho de Oeiras, recebe, até 1 de setembro, as tradicionais Festas do Senhor Jesus dos Navegantes. O evento conta com uma parte cultural e religiosa e pretende celebrar as tradições locais, incluindo atividades para todas as idades, tais como concertos, workshops de dança, espetáculos infantis, entre outras. O evento começou oficialmente esta sexta-feira, 23 de agosto, dia marcado com a habitual procissão noturna com a Imagem do Senhor Jesus dos Navegantes, e a saudação oficial às entidades organizadoras, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.
Homenagem a Patrão Lopes marcada para este domingo
O dia terminou com uma Noite Branca, promovida pela DJ Cláudia Arauz, no palco principal. Neste sábado, 24 de agosto, houve, durante a tarde, o espetáculo infantil “Marias Catrapumbas”, no Coreto, a inauguração da exposição “Fusão” no XIX Salão da Vila, um workshop de Ritmos Latinos, conduzido pela Associação Trópico de Dança, e ainda o concerto dos Ténis Bar. Para este domingo, dia 25, está programada, pelas 11h30, a tradicional Missa Solene, na Igreja Paroquial, e uma homenagem a Patrão Lopes, junto ao Monumento do Herói no Jardim de Paço de Arcos, pelas 15h30. Às 17h00, há uma procissão do Senhor Jesus dos Navegantes, seguida da bênção dos barcos e do mar.
O dia termina com o concerto dos Trio Maravilha. Por sua vez, entre os dias 27 a 29 de agosto, há, no dia 27, terça-feira, pelas 21h30, um espetáculo de Dança com a Oeiras Dance Academy e a Associação Trópico de Dança. No dia seguinte, à mesma hora, é a vez da atuação dos Três Duques, sendo que, na quinta-feira, 29 de agosto, pelas 22h00, haverá um tributo aos ABBA com o grupo ABBA MIA. No dia 30 de agosto, sexta-feira, Miguel Azevedo sobe ao palco principal pelas 22h00. Para o penúltimo dia do evento, 31 de agosto, sábado, está prevista, pelas 16h00, um concerto comemorativo do quarto aniversário do órgão da Igreja Paroquial, com o Organista Professor Luís Cerqueira.
Festas têm 149 anos de história
Pelas 22h00, a conhecida banda ‘Quinta do Bill’ irá tocar os seus êxitos para os presentes, num espetáculo que promete uma viagem ao passado e que irá anteceder um espetáculo piromusical com fogo de artifício na Praia Velha de Paço de Arcos. Por fim, o último dia, 1 de setembro, domingo, contará com uma Missa de Ação de Graças pelas Festas 2024, às 11h30. Este evento já é uma tradição na localidade há 149 anos. De acordo com a presidente da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC), Madalena Castro, as “Festas em Paço de Arcos são sinónimo de alegria, animação, (re)encontro, de cultura, e de manifestações religiosas em que o patrono, o Senhor Jesus dos Navegantes nos continua a inspirar”.
A autarca aproveitou ainda para deixar uma “saudação especial ao Reverendo Padre José Luís Costa que desde sempre se tem associado à organização desta Festa”, que, para além da dimensão religiosa, conta ainda com uma parte cultural, em “que recordamos o herói de Paço de Arcos, o Patrão Joaquim Lopes, referencial dos paço d’arquenses, enquanto grande português que salvou muitas vidas na barra do Tejo, com grande esforço e risco pessoal, numa época em que os recursos eram muito rudimentares”. Igualmente, destaca, haverá inúmeras “iniciativas infantis, culturais, desportivas e de gastronomia típica, que pretendem corresponder às expetativas locais e de todos quantos nos visitam”.