”O que dizem as Nossas Crianças” sobre a Água

A Águas do Tejo Atlântico celebra o Dia Nacional da Água, comemorado a 1 de outubro com o lançamento da série “O que dizem as nossas Crianças”, que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas, principalmente as crianças, para a importância da água e da sua preservação.

O primeiro de quatro episódios de 2 minutos da série: “O que dizem as nossas Crianças”, estreia esta terça-feira no canal Youtube da Águas do Tejo Atlântico, assim como nas suas redes sociais, nos quais se destacam as interpretações da água feitas pela inocência de crianças que lidam diariamente com este bem essencial e que nunca se questionaram como aparece e desaparece das suas vidas.

Este projeto dá voz aos filhos dos trabalhadores da empresa que, partilham as suas emoções e reflexões sobre a importância da água e o impacto que ela terá no futuro do planeta, com uma enorme “maturidade”.

Uma coisa é certa, o papel das novas gerações na construção de um futuro mais sustentável e na preservação do Capital Natural é inequívoco! Envolve-los nestes temas fundamentais é o objetivo da Campanha “Sustentabilidade+” que decorreu durante o mês de setembro, sob o mote “A NOSSA ÁGUA – O Ciclo que nos une” e reflete o compromisso contínuo da Águas do Tejo Atlântico na promoção, valorização e tratamento da água para reutilização para usos não potáveis como são os casos da rega de espaços verdes, lavagem de ruas e na indústria.

Refletir sobre a água

Enquadrada no Dia Nacional da Água, esta “série” pretende captar todas as gerações pela voz das crianças e fazer refletir sobre este recurso essencial, o seu uso sustentável e o papel de cada um de nós no ciclo da água, elemento fundamental para o equilíbrio ambiental e o bem-estar de todos.

O Dia Nacional da Água foi instituído pela Presidência do Conselho de Ministros em 1983 com o objetivo de assinalar o início de um novo ano hidrológico, assim como promover uma maior ligação da comunidade técnica nacional, na área dos recursos hídricos, às autarquias locais, associações económicas e profissionais e população em geral.

A água é um recurso vital cuja utilização deve ser realizada de forma sustentável e eficiente nos mais diversos contextos – social, familiar, económico, industrial, económico.

Em Portugal, o ano hidrológico começa em outubro por ser a época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e quando começa o período chuvoso do ano.

Considerando a crescente preocupação com o impacto das alterações climáticas na qualidade de vida humana e na biodiversidade, a celebração desta data assume uma maior relevância. Neste âmbito, salienta-se o contributo do GPP na prevenção, monitorização e acompanhamento dos efeitos da seca, disponibilizando informação para avaliação das disponibilidades hídricas em Portugal Continental.

Quer comentar a notícia que leu?