A rede de Bibliotecas de Lisboa estão a organizar a terceira edição da iniciativa “Os Dias de Marvila”, que terá lugar entre os dias 9 a 13 em Marvila, sob o tema Habitar. Todas as iniciativas são de entrada gratuita.
Ao longo de uma semana, entre os dias 9 a 13 de outubro, Marvila recebe o festival de artes performativas ‘Os Dias de Marvila’, que vai levar àquela localidade várias iniciativas que espelham a diversidade das expressões culturais locais, incluindo géneros e movimentos artísticos emergentes. O programa contempla teatro, dança, música, performance, oficinas, visitas guiadas, exposições e debates. Este festival é promovido pela rede de Bibliotecas de Lisboa, mais concretamente pela Biblioteca de Marvila.
O objetivo desta iniciativa é continuar a promover a participação ativa e a cocriação cidadã, através da construção de uma programação que envolve a colaboração da comunidade, de instituições públicas, de associações e coletividades locais, em articulação com estruturas e artistas profissionais, celebrando o território de Marvila e das suas comunidades. Uma das iniciativas em destaque é o ciclo de conversas ‘Habitar em Movimento’, que pretende discutir a necessidade de programar e executar uma política de habitação inserida em planos de reordenamento geral do território e apoiada em planos de urbanização que garantam a existência de uma rede adequada de transportes e de equipamento social, conforme estabelecido na Constituição da República Portuguesa (CRP).
Desiguldades no acesso à Mobilidade em Marvila
No entanto, explicam os organizadores em comunicado, a freguesia de Marvila apresenta diversos indicadores de desigualdade de mobilidade urbana em comparação com o resto da cidade de Lisboa, colocando em causa o assegurar destes direitos. Recorde-se que, em 2015, o apeadeiro de Chelas cessou na totalidades as suas atividades e o de Marvila viu a sua oferta diminuída. Fala-se ainda que será em Marvila a terceira Travessia do Tejo e as suas potenciais ligações ao futuro aeroporto do país, mas, até ao momento, a freguesia não possui infraestruturas da rede Gira e apresenta dificuldades de acesso pedonal.
Iniciativas têm entrada livre
Em Marvila, existem ainda vários edifícios de habitação municipal que sofrem de avarias recorrentes e prolongadas nos seus elevadores. Por isso, este ciclo de conversas vai ainda discutir a freguesia de Marvila nos tempos atuais, enquadrada na cidade de Lisboa e nas políticas de mobilidade do país, analisando as potencialidades dos transportes e infraestruturas de mobilidade urbana como formas de habitar a cidade em movimento. Este ciclo é uma proposta do investigador Henrique Chaves, em colaboração com o Grupo de Mobilidade e Transporte e com os grupos comunitários 4 Crescente e Marvila Antiga.
Esta iniciativa divide-se em três sessões temáticas de discussão com membros da comunidade e especialistas, incluíndo várias caminhadas e um passeio de bicicleta. Para as caminhadas e o passeio de bicicleta, será necessária uma inscrição prévia para o e-mail henrique.chaves@ua.pt. Todas as atividades de ‘Os Dias de Marvila’ têm entrada gratuita e pode consultar a programação completa no site da rede de Bibliotecas de Lisboa.