Dia importante para a comunidade escolar de Camarate. Esta terça-feira, 29 de outubro, procedeu-se ao lançamento da primeira pedra da obra da Escola n.º 5 de Camarate, cuja intervenção representa um investimento de 4,7 milhões de euros. A construção da escola, que atualmente está a funcionar em contentores, deverá estar concluída em julho de 2025.
“Hoje é o lançamento da primeira pedra, o que equivale a muito trabalho que foi feito para se chegar a este momento. Esta obra é fundamental para a nossa comunidade escolar e esperemos que no final de julho estejamos todos aqui a inaugurá-la para que as crianças em setembro possam começar o seu ano letivo aqui”, destacou Renato Alves, presidente da União de Freguesias Camarate, Unhos e Apelação.
Além do autarca de Camarate, a cerimónia que contou também com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, da empresa executante da obra, Ferreira Construções SA, na pessoa de Joaquim da Silva, assim como da diretora do agrupamento de escolas de Camarate, Marilisa Cambraia, e do presidente da Associação de Pais, Ricardo Oliveira.
“Não foi um processo fácil, tendo sido necessário uma conjugação de esforços desde a Câmara Municipal à comunidade educativa. Tivemos a felicidade de ter a disponibilidade do terreno para a instalação dos contentores para no entretanto este ano letivo pudesse funcionar”, afirmou a vice-presidente da Câmara de Loures, Sónia Paixão, em representação do presidente Ricardo Leão, que por motivos de saúde não pude estar presente.
Mais duas salas para Jardim de Infância e uma do 1.º ciclo
O novo edifício da Escola.º 5 de Camarate contará com duas salas destinadas ao Jardim de Infância, num total de 50 alunos, enquanto o 1.º ciclo terá cinco salas, para um total de 125 alunos.
“Estamos perante a construção de uma nova escola, que permite alargar a nossa rede escolar, na medida em que cria à disposição da população mais duas salas de Jardim de Infância e permite igualmente a criação de mais uma sala de 1.º ciclo, situação que já se verifica este ano letivo nas instalações dos contentores”, salientou a vice-presidente da CM Loures.
Segundo a representante municipal, “nesta obra de 4,7 milhões de euros, há um investimento de 2 milhões de euros do PRR, fruto de um programa para as comunidades desfavorecidas”, destacando a importância do trabalho levado a cabo por Ricardo Leão, que “desde a primeira hora teve capacidade de decidir que no âmbito das comunidades desfavorecidas tivéssemos 5 milhões de euros para investimento em obra e 2 milhões para projeto. Desses 5 milhões, parte é aqui na construção desta escola, o restante é na construção da Unidade de Saúde da Bobadela.”
Comunidade ganha biblioteca
A escola terá ainda um refeitório que permitirá a confeção local, salas polivalentes, equipamentos de recreio infantil, uma zona de horta pedagógica e ainda uma biblioteca, que estará aberta a toda a comunidade.
E se esta obra era há muito reivindicada, o presidente da União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Renato Alves, não esquece que há outras intervenções que são prioritárias: “Queremos esta escola, mas também queremos a Mário Sá Carneiro nova, reconstruída de novo.”
“Posso dizer com alguma razão e mágoa, que Camarate foi sempre uma freguesia esquecida em relação às outras. No entanto, o presidente da CM Loures Ricardo Leão deu-nos a sua palavra que vamos ter uma escola nova na Mário Sá Carneiro, que é fundamental para o desenvolvimento da educação na nossa freguesia, e complementarmente um pavilhão gimnodesportivo, para que definitivamente as carências de Camarate nessa área sejam suprimidas”, referiu ainda Renato Alves.