A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) inaugurou, no passado sábado, 23 de novembro, as obras de ampliação da Universidade Sénior ‘Nova Atena’, uma obra dedicada à comunidade sénior do concelho. As obras de ampliação foram realizadas no topo nascente do edifício existente e implicaram um investimento total de 559 mil euros.
A Universidade Sénior ‘Nova Atena’, em Linda-a-Velha, será alvo de obras de ampliação, a fim de continuar a promover um envelhecimento ativo. “Somos um território composto por pessoas que se preocupam com os outros, que querem confraternizar e que promovem uma interação entre todos. Isso é qualidade de vida: viver com tranquilidade, respeitando as nossas possibilidades, e criando condições para que outros, que estão em casa e se sentem isolados, possam participar”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais, durante a cerimónia de inauguração das obras de ampliação deste espaço, que aconteceu no passado sábado, dia 23 de novembro.
Aumento de área em 205 metros quadrados
“As prioridades do Município de Oeiras são a habitação, a educação e a área social. São três áreas vitais”, sublinhou ainda o autarca. A Universidade Sénior ‘Nova Atena’ foi fundada em 2008, e, nos últimos 16 anos, tem-se dedicado à promoção do bem-estar da população sénior através de atividades culturais, artísticas e de solidariedade social, sendo um pilar na inclusão e valorização desta comunidade. As obras de ampliação foram realizadas no topo nascente do edifício existente e implicaram um investimento total de 559 mil euros.
A área da instituição foi aumentada em 205 metros quadrados, com a criação de duas salas polivalentes, uma cozinha equipada e novas instalações sanitárias, assegurando condições modernas e confortáveis para os utentes. A acessibilidade foi outra das preocupações desta intervenção, com a construção de uma rampa no jardim exterior da Universidade, que liga a nova entrada do edifício junto à Rua Alexandre Herculano. O objetivo é garantir condições de acessibilidade a todos os cidadãos, independentemente da sua mobilidade.