Munícipio de Oeiras à frente no combate às alterações climáticas

O Município de Oeiras é o segundo com a melhor classificação geral nos indicadores ambientais, sendo ultrapassado apenas pelo concelho de Pombal. O título foi atribuído pela Associação da Bandeira Azul Ambiente e Educação (ABAAE).

A Associação da Bandeira Azul Ambiente e Educação (ABAAE) colocou o Município de Oeiras no topo dos indicadores ECOXXI, atribuindo a esta autarquia a excelência no que respeita às Alterações Climáticas, Saúde e Bem-Estar, Qualidade do Ar e Informação ao Público e Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável. Nestes quatro indicadores, o Município de Oeiras conquistou 100 pontos em 100 pontos possíveis, de acordo com a tabela da ABAAE.

Num total de 20 indicadores, a média de Oeiras é de 92,8%, sendo o segundo município com melhor classificação em Portugal, sendo só ultrapassado por Pombal que obteve 93%. A média obtida por todos os municípios envolvidos foi de 72%. Os indicadores ECOXXI servem para avaliar a atuação dos municípios portugueses na área do Ambiente, Sustentabilidade e Qualidade de Vida, e a atribuição da Bandeira Verde é a forma de evidenciar e reconhecer o trabalho das autarquias portuguesas, e que é analisado e validado por um júri especialista em diversas áreas da sustentabilidade e do combate às alterações climáticas.

Os municípios que se candidataram ao ECOXXI 2024 e que obtiveram este galardão são, assim, reconhecidos pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade aferidas através de 21 indicadores e mais de 70 subindicadores que contribuem para medir o grau de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Foto de capa: ECOXXI 2024

Quer comentar a notícia que leu?