TML desafia a população da AML a contribuir para o futuro da mobilidade

A

A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) desafia a população residente na Área Metropolitana de Lisboa a discutir o futuro da mobilidade na região até 2035. Os participantes selecionados serão chamados para participar numa das cinco sessões que vão acontecer em Loures, Lisboa, Seixal, Setúbal e Oeiras.

Durante o mês de fevereiro, os cidadãos residentes na Área Metropolitana de Lisboa vão poder dar o seu contributo na discussão das medidas a adotar para melhorar a mobilidade na região até 2035. A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) está a promover as ‘Assembleias Participativas para uma Mobilidade Sustentável na AML’, que vão reunir grupos de 25 participantes de toda a AML em cinco encontros presenciais, que vão ter lugar nos concelhos de Loures, Seixal, Setúbal, Lisboa e Oeiras. O objetivo será cocriar medidas e ações que contribuam para uma mobilidade mais sustentável para todos, apelando a que todos deem as suas sugestões, tais como mais faixas bus, maior fiabilidade, maior frequência de transporte, maior integração com bicicletas, mais estacionamento, passeios mais inclusivos, entre muitas outras ideias.

Podem inscrever-se todos os residentes na AML e que tenham mais de 16 anos, interessados em debater e contribuir com ideias, experiências e propostas para a melhoria da mobilidade. As inscrições fazem-se no website do Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS) e estão abertas até 20 de janeiro. A partir do dia 25 de janeiro, após a elaboração dos grupos de participantes, que se querem representativos da sociedade, os inscritos recebem a confirmação da sua participação. Cada sessão será representativa de uma zona da AML e a primeira é já a 8 de fevereiro, sábado, entre as 9h00 às 12h30, na Biblioteca José Saramago, em Loures. Esta reunião irá juntar os cidadãos residentes em Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira.

Participantes recebem um carregamento do passe Navegante

No dia seguinte, domingo, são chamados os cidadãos residentes no Seixal, em Almada e Sesimbra, para uma sessão que será das 14h00 às 17h30, no Edifício dos Serviços Centrais, localizado na Câmara Municipal do Seixal. Na semana seguinte, no dia 15 de fevereiro, sábado, entre as 9h00 e as 12h30, há sessão em Setúbal, no auditório do Mercado do Livramento, sendo dedicada aos cidadãos residentes em Setúbal, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete e Palmela. No dia 16, domingo, a sessão é dedicada apenas aos residentes no concelho de Lisboa, e realiza-se entre as 14h00 e as 17h30 na Sala do Arquivo, nos Paços do Concelho. A última sessão será a 22 de fevereiro, sábado, entre as 9h00 e as 12h30: na Sala Camões do Parque dos Poetas, e destina-se os cidadãos residentes em Oeiras, Cascais, Sintra e Amadora.

Todos os participantes selecionados receberão o carregamento de um passe Navegante Metropolitano e as inscrições são feitas no site da PMMUS. Este plano é um exercício de planeamento desenvolvido e orientado pela TML, em articulação com AML e com os respetivos municípios, que tem por objetivo identificar necessidades e propor medidas e ações para melhorar a mobilidade dos cidadãos e o transporte de mercadorias em contexto metropolitano e dos seus 18 municípios. Este projeto tem um investimento aproximado de 390 mil euros e prazo de execução de 20 meses, e iniciou-se em dezembro de 2023, sendo orientado pelas diretrizes da Comissão Europeia. Inclui uma componente de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) que decorre dentro do âmbito do plano, com uma equipa distinta, mas coordenada e a trabalhar em paralelo.

Quer comentar a notícia que leu?