A nova direção da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL), liderada por Artur Botão, tomou posse esta sexta-feira, 9 de janeiro, na Academia Recreio Artístico. O também presidente da Academia do Lumiar 1º de Junho de 1893 sucede-se a Pedro Franco e ocupará o cargo até 2027.
A Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL), tem uma nova direção, liderada por Artur Botão, presidente da Academia do Lumiar 1º de Junho de 1893. A tomada de posse aconteceu na noite desta sexta-feira, 9 de janeiro, na sede da Academia Recreio Artístico. Artur Botão sucede-se a Pedro Franco e ocupará o cargo de presidente da ACCL até 2027. Recorde-se que o ato eleitoral foi a 21 de dezembro, e contou com uma única lista a sufrágio, a Lista A, liderada por Artur Botão. O novo presidente tem 55 anos de idade e foi vogal da direção da ACCL no mandato de 2022 a 2024.
Por sua vez, Pedro Franco, presidente desta instituição durante quinze anos, deixará o cargo de presidente da Direção e assumirá a função de Presidente do Conselho Fiscal. Vitor Agostinho, da Voz do Operário, manter-se-á Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Para além de Artur Botão, a direção da ACCL terá ainda Pedro Almeida, presidente da Casa do Concelho de Gouveia desde 2024, como vice-presidente; Lídia Fontes, presidente do Conselho Fiscal do Mirantense Futebol Clube desde 2021, como tesoureira; Anabela Antunes, como 1ª Secretária; Sandra Nunes, como 2ª Secretária; e os vogais Euprémio Scarpa, Paulo Gaspar, José Almeida e Selma Totta.
Vereadores Ângelo Pereira e Diogo Moura estiveram presentes na cerimónia
Esta tomada de posse contou ainda com a presença dos diretores municipais da CML, Laurentina Pereira e Rui Alves Pinto, do presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades, João Bernardino, do Presidente da Federação das Coletividades do Distrito de Lisboa, Gustavo Estevens, e do Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais, João Alexandre, entre outros. Estiveram ainda alguns presidentes e representantes das Juntas de Freguesias do Beato, Lumiar, Santa Maria Maior, Penha de França e de Marvila, assim como os vereadores Ângelo Pereira e Diogo Moura.
De acordo com o último, que tem a seu cargo os pelouros da Cultura e das Casas Regionais, “o movimento associativo cumpre um papel essencial no desenvolvimento local e na prática desportiva, na ação cultural de impacto social, que deve ser apoiado é valorizado. Reforcei o compromisso de trabalhar, lado a lado, com as coletividades para continuarmos a construir uma cidade cada vez mais plural, coesa e dinâmica”. O autarca aproveitou ainda para reconhecer o trabalho de Pedro Franco nos últimos 15 anos.
Fotos: ACCL