Está inaugurada a rotunda da Rua Estado da Índia, em Sacavém

Foi inaugurada, na manhã deste sábado, 8 de fevereiro, a nova rotunda da Rua Estado da Índia, em Sacavém, uma obra que custou à Câmara Municipal de Loures (CML) mais de meio milhão de euros. Com esta requalificação, foi possível melhorar a circulação automóvel dentro da localidade.

A rotunda da Rua Estado da Índia, um dos principais eixos viários da cidade de Sacavém, foi inaugurada na manhã deste sábado, dia 8 de fevereiro. A obra custou à Câmara Municipal de Loures (CML) cerca de 555 mil euros e tornou-se fundamental para melhorar a circulação automóvel dentro da localidade. A nova rotunda foi construída no cruzamento entre as ruas Estado da Índia, Manuel da Silva e Sport Grupo Sacavenense, sendo que a obra começou em agosto do ano passado. Nesta inauguração, esteve presente o presidente da CML, Ricardo Leão, que referiu, ao Olhar Loures, que esta é uma “obra de extrema importância, não só na modernidade que se introduziu na cidade, mas também na questão da fluidez de trânsito”.

“O executivo anterior não quis fazer esta obra e era um compromisso meu, que está cumprido, para bem da população de Sacavém.” Por seu turno, Carlos Gonçalves, presidente da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho, referiu que “esta rotunda é desejada há muito tempo, quer pela população, quer pela junta de freguesia. Nós reivindicámos esta rotunda ao executivo anterior, que dizia ser impossível ser construída; umas vezes era porque o parecer da EPAL não o permitia, e por aí fora. O que é certo é que deixou de ser um sonho e passou a ser uma realidade.”

Para o autarca, “a nova rotunda vai permitir aumentar a qualidade de vida dos moradores e de quem circula na freguesia. Passa a ser mais uma alternativa à outra rotunda que existe na Rua Estado da Índia, que era muito fatigada porque toda a gente tinha que se dirigir para lá.”

Ricardo Leão também visitou a Quinta do Património.

Para além da inauguração da nova rotunda, houve ainda uma visita à Urbanização da Quinta do Património, onde foram avaliadas questões relacionadas com o estacionamento. “Este é um problema que se arrasta há muito tempo, porque as pessoas, através da construção que foi feita no passado, não têm condições para arrumar os veículos e, por sua vez, estes ficam no exterior. Também, devido ao índice de população que aqui reside, o estacionamento é escasso”, explicou Carlos Gonçalves, apontando ainda a criação de novas habitações e a entrada em vigor do Passe Navegante como causas para o aumento da procura por lugares de estacionamento dentro de Sacavém.

“Há muita gente da zona oriente do concelho que traz a viatura até ao sítio onde o estacionamento é gratuito e depois fazem o transbordo, apanham a Carris Metropolitana e seguem até ao metro. Somos a única freguesia da área de envolvência do metro que tem estacionamento gratuito, e no Prior Velho também temos essa pressão de tráfego e de estacionamento. O único estacionamento que se paga [na freguesia] é o estacionamento subterrâneo, através de avenças. Este estacionamento devia ter o dobro da capacidade para as necessidades atuais”, reforçou o presidente da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho.

Junta de Freguesia Avenidas Novas Horizontal

No seu entender, existe “capacidade”, dentro da freguesia, “para fazer mais parques, ou seja, criar essa capacidade nos espaços que temos disponíveis para habitação, e espero que haja um entendimento com os urbanizadores. Nesse sentido, temos tido várias reuniões. Nos terrenos municipais, estamos a projetar já os equipamentos desportivos com estacionamento na parte inferior dos mesmos para tentar rentabilizar todos os espaços que temos e para criar mais estacionamentos de forma a minimizar os impactos.

Estacionamento não atende às necessidades dos moradores.

No entanto, o autarca também admitiu que está a “ouvir a população”. “Temos uma quantidade de moradores que sugere que uma das soluções é através da Loures Parque, mas acho que isso precisa ser um estudo mais abrangente.” Um dos problemas da Urbanização da Quinta do Património são as dificuldades no acesso dos proprietários às suas garagens.

“Há moradores que têm garagem, mas as características da mesma não permitem a entrada de seus veículos. Depois, também há situações em que, em uma casa onde vivem duas pessoas, existem três carros, sendo um deles a viatura da empresa, o que significa que, para cada duas pessoas, há três veículos, e dois desses veículos ficam no espaço público. Além disso, devido à densidade populacional que esta zona possui, é evidente que os parquímetros e as garagens existentes são insuficientes.”

Nova variante a Loures será inaugurada em 22 de fevereiro.

De acordo com Ricardo Leão, que, em vez dos discursos habituais de inauguração, optou por dialogar com as populações, esta zona “tem um problema notório de estacionamento, que não é recente, mas sim de há muitos anos. Estamos aqui a fazer o que é necessário: ouvir as pessoas, ouvir os moradores, encontrar soluções, estudar essas soluções e voltar a reunir com as pessoas, antes de aplicá-las, para apresentar essas soluções, bem como os pontos fortes e fracos. Se assim for o entendimento da população, vamos executar.”

Além da inauguração desta nova rotunda em Sacavém, a CML prepara-se ainda para inaugurar, no próximo dia 22 de fevereiro, a Via Urbana variante a Loures, que permitirá retirar o trânsito do interior da cidade de Loures. Esta variante, adiantou ainda, será batizada com o nome do antigo primeiro-ministro e Presidente da República, Mário Soares. “Foi um erro do executivo anterior não ter feito a variante antes de realizar as obras na rua principal, que passou a ter uma única via. É evidente que, em situação de tráfego, os veículos de socorro têm que passar por cima dos passeios.”

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