CM Lisboa liberta Águia-calçada em parceria com o ICNF

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), libertaram, na tarde desta quarta-feira, 26 de fevereiro, uma águia-calçada (Hieraaetus pennatus), na zona de Cabeção, no Alentejo.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), libertaram, na tarde desta quarta-feira, 26 de fevereiro, uma águia-calçada (Hieraaetus pennatus), na zona de Cabeção, no Alentejo. O animal foi resgatado no Pinhal Novo e entregue no Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa (LxCRAS) pelo ICNF. Na altura, a ave apresentava ferimentos graves na asa esquerda, tendo sido submetida a um cuidadoso processo de tratamento e reabilitação.

Durante a recuperação, que incluiu treino nos parques e túneis de voo da CML, a ave demonstrou uma excelente adaptação, apesar de uma área sem penas na asa que podia comprometer a sua capacidade de voo. Após o período de reabilitação, esta águia é agora devolvida à natureza, e esta espécie caracteriza-se por percorrer milhares de quilómetros entre a Europa e a África subsariana. Para garantir o sucesso da reintegração no meio selvagem, a equipa do ICNF equipou a ave com um emissor que permitirá monitorizar os seus movimentos e possibilitar uma intervenção rápida, caso necessário.

Esta foi a primeira ave reabilitada no novo túnel de voo do LxCRAS, um investimento financiado a 95% pelo Fundo Ambiental. Adicionalmente, foi ainda a primeira ave a ser acompanhada por telemetria, graças a um emissor adquirido com o apoio do festival Lisb-ON, o que reforça o compromisso conjunto da CML e do ICNF na conservação da biodiversidade. Com esta ação, a Câmara Municipal de Lisboa e o ICNF reforçam a colaboração na recuperação da fauna selvagem, assegurando a reintegração da águia-calçada no seu habitat natural.

 


Quer comentar a notícia que leu?