O início de uma nova etapa na vida de 28 professores deslocados para o Município de Oeiras ficou marcado pela entrega das chaves das residências, no âmbito do Programa Municipal de Alojamento Apoiado para Docentes. Este é um dos temas principais do jornal impresso Olhar de Oeiras, que aborda ainda temas como as políticas de mobilidade que estão a ser desenvolvidas pela Parques Tejo e o papel da Oeiras Viva na democratização do acesso ao desporto, cultura e lazer. Algés, com o seu plano de requalificação urbana e de mobilidade, caminha a “passos largos” para ser a nova porta de entrada na Grande Lisboa, pode-se ler ainda nesta edição impressa.
A Câmara Municipal de Oeiras entregou chaves de habitação a 28 professores, no âmbito do Programa Municipal de Alojamento Apoiado para Docentes (PMAAD).
Apoiar docentes colocados em Agrupamentos de Escolas ou Escolas Não Agrupadas do concelho que residem longe, combatendo assim as dificuldades de habitação para professores na Área Metropolitana de Lisboa, são os principais objetivos deste programa que apoia professores colocados em Agrupamentos de Escolas ou Escola Não Agrupada de Oeiras, provenientes de outras regiões do país, que se deslocam para exercer a sua profissão no concelho.
Desde 2019/2020, 113 professores deslocados já foram acolhidos por este programa, reforçando uma política municipal que procura responder aos desafios concretos da comunidade educativa e contribuir para um sistema educativo mais atrativo, inclusivo e preparado para o futuro.
Parques Tejo e Oeiras Viva
Nesta edição impressa também destacamos as transformações que a Parques Tejo sofreu, nos últimos anos. De uma simples gestora de estacionamento em Oeiras, a Parques Tejo passou a ser um verdadeiro motor da mobilidade e sustentabilidade do concelho.
Sob a liderança da presidente do Conselho de Administração, Mara Duarte, a estratégia desta empresa municipal está apostada na tecnologia e na acessibilidade para ligar transportes públicos e mobilidade suave.
Por outro lado, como nos diz Rui Mourinho, presidente da Oeiras Viva E.M., esta empresa municipal tem como missão central democratizar o acesso ao desporto, à cultura, ao turismo e ao lazer para todas as pessoas no concelho de Oeiras, assegurando que o acesso a atividades culturais e desportivas seja universal e aproximar os serviços das populações, incluindo setores menos jovens e mais carenciados.
Administrar grande parte dos equipamentos públicos de desporto, cultura e lazer do município, a sua atuação foca-se em transformar a atividade física e as dinâmicas culturais numa plataforma de desenvolvimento comunitário, promovendo a igualdade de oportunidades, a saúde pública e a inclusão social.
Nova porta de entrada
Algés está a afirmar-se como uma nova e importante porta de entrada na Grande Lisboa através de grandes investimentos em mobilidade, requalificação urbana e novas ligações fluviais e pedonais, pode-se ler na edição impressa de Olhar de Oeiras.
A requalificação urbana de Algés, a nova ligação fluvial Algés-Trafaria e a passagem pedonal “Aquário Vasco da Gama”, são algumas das ações que estão a contribuir para essa transformação.
A União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo está a passar por uma profunda reestruturação urbana apoiada por investimentos públicos e privados que, até 2030, superam os 250 milhões de euros, tendo como objetivo principal redesenhar a zona como modelo de regeneração sustentável, modernizando as infraestruturas de mobilidade e resolvendo problemas históricos de segurança.
Descarregue e leia a edição impressa Olhar Oeiras - Novenbro 2026 no seu computador ou equipamento móvel

