A MARCHA DE MARVILA SÓ TRABALHA A PENSAR NO PRIMEIRO LUGAR

A Marcha de Marvila é uma das marchas com mais vitórias nas Marchas Populares de Lisboa, e ao longo da sua trajetória já conquistou seis primeiros lugares e oito segundos lugares. Por isso, a organização trabalha “sempre a pensar no primeiro lugar”, como conta o responsável da Marcha de Marvila, Marco da Silva, ao Olhares de Lisboa.

Segundo o mesmo “somos muito rigorosos e nunca trabalhamos para o segundo lugar e isso também se reflete nos resultados”, acrescenta o responsável da Marcha de Marvila, que tem marchantes dos 17 aos 55 anos.

Deste grupo, os mais velhos já são marchantes na Marcha de Marvila há muitos anos e 12 dos elementos mais jovens já têm experiência a marchar devido à Marcha Infantil que é promovida pela mesma coletividade. Para entrar na Marcha de Marvila, “a pessoa tem de ser alegre e ter aptidão para marchar e saber representar o bairro com dedicação, porque nós somos uma marcha com alguma experiência”.

Os ensaios da Marcha de Marvila começaram em maio e decorrem, segundo o responsável, Marco da Silva, “dentro da normalidade”. Inicialmente, e devido às questões da pandemia, os ensaios eram divididos em grupos.

No entanto, e como se está a aproximar a data das apresentações, “o grupo já ensaia todo junto”.  Os ensaios decorrem no Pavilhão do Vale Fundão, de segunda a sexta-feira. Se algum marchante testar positivo à Covid-19, será substítuido por um suplente, “sendo que depois teremos que arranjar um novo suplente”, explica Marco da Silva.

De acordo com o responsável, “os últimos dois anos sem desfiles foram muito angustiantes e ficámos com muita vontade de regressar às marchas”. Contudo, em 2020, e por iniciativa da coletividade que organiza a Marcha de Marvila, a Sociedade Musical 3 de Agosto de 1885, a organização realizou um desfile de autocarro pela freguesia e pela Avenida da Liberdade, como forma de celebrar as Marchas Populares, que tanto nesse ano, como em 2021, não foram realizadas devido à pandemia.

Marco da Silva acrescenta ainda que, em 2022, “houve menos adesão à marcha que o normal, os últimos dois anos foram afastando as pessoas da tradição, nós tinhamos aqui pessoas que estavam na marcha a alguns anos e acabaram por arranjar outras formas de diversão”. Contudo, o responsável salienta ainda a falta de disponibilidade horária por parte de algumas pessoas, e que de certa forma as vão afastando das marchas, “até porque temos ensaios todos os dias, e nem todos conseguem”.


“Depois há outras pessoas que vivem fora de Lisboa e que gostavam de vir para a Marcha de Marvila, mas depois os custos das deslocações afastam-nas”, acrescenta Marco da Silva, referindo que grande parte dos marchantes é de Marvila.

Em 2022, os padrinhos da Marcha de Marvila serão os atores Ana Marta Contente e Vítor Emanuel, que estão atualmente no elenco da telenovela ‘Festa é Festa’, da TVI. “Esperamos mesmo que este ano seja realmente uma festa”, brinca Marco da Silva. Já os ensaiadores são Pedro Borralho e Vasco Alves. A cenografia está a cargo de Paulo Julião, que é também o figurinista, e o autor das canções que fazem parte da marcha é José Vala Roberto.

Martinho Mourato e Maria Clara Campos serão as mascotes. Ambos são filhos de marchantes da Marcha de Marvila, que se apresenta no Altice Arena a 4 de junho e depois na noite de 12 para 13 de junho na Avenida da Liberdade.

Visite a loja https://olharesdelisboa.pt/produto/marvila-2019/

Texto atualizado em 22 de maio.

Quer comentar a notícia que leu?