Águas do Tejo Atlântico assinalou mês da sustentabilidade

A Águas do Tejo Atlântico (AdTA) assinalou, durante todo o mês de setembro, o Mês da Sustentabilidade, tendo dinamizado várias iniciativas relacionadas com esta temática. No entender da empresa, promover estas ações vão ao encontro do seu desígnio de colocar este tema na agenda, de forma a influenciar todos os atores sociais para a mudança de comportamentos.

Apesar de o Dia Nacional da Sustentabilidade se assinalar a 25 de setembro, a Águas do Tejo Atlântico (AdTA), considerada a maior empresa no setor do saneamento de água, comemorou esta eferméride ao longo do mês de setembro. No entanto, é ainda intenção da empresa que esta data se comemore durante todo o ano e toda a década.

Desta forma, durante o último mês de setembro, a AdTA realizou, juntamente com parceiros científicos e ambientais, um conjunto de ações com vista ao envolvimento sustentável, abrangente e multidisciplinar, incluíndo realização de workshops temáticos e momentos interventivos no território, que envolveram os trabalhadores, suas famílias e stakeholders. Igualmente, através de parcerias dinâmicas que envolveram os parceiros municipais, ONGAS e universidades, houve ainda várias dinâmicas participativas e de proximidade, sendo exemplo disso a adesão à iniciativa Flag Day.

Projetos premiados

Por outro lado, e indo ao encontro da necessidade de partilhar experiências e conhecimento sobre a sustentabilidade, bem como promover uma economia circular através da reutilização da água como “fonte alternativa de água para usos não potáveis”, o trabalho da AdTA tem vindo a ser reconhecido a nacional e internacional. Um dos prémios foi para o projeto “Our Water, Your Positive Asset” que conquistou o segundo lugar na categoria 5 – Apoio à transição sustentável do prémio European Enterprise Promotion Awards 2024 (EEPA) e a “prata” nos IWA 2024 Project Innovation Awards com o projeto “The Linear Path to Circularity!”.

Esta iniciativa esteve em competição com “Inspiring Technology and Market Transformation”, da China, e “South African Sanitattion Technology Enterprise Programme”, da Fundação Melinda e Bill Gates, na África do Sul. Em comunicado, a AdTA garante ainda estar comprometida com o desenvolvimento de projetos sustentáveis e que têm como objetivo garantir um futuro mais verde, proporcionando à economia local alternativas sustentáveis para os resíduos, nomeadamente água usada, constituindo-os como novos recursos com acesso sustentável.

Quer comentar a notícia que leu?