ALMADA ACOLHE DOENTES EM POUSADA DA JUVENTUDE

0

Em Almada, a Pousada da Juventude está a acolher doentes de Covid-19. Esta é mais uma das medidas extraordinárias tomada pelo executivo almadense, presidido por Inês de Medeiros, integrada no Plano Municipal de Emergência.

A Pousada da Juventude de Almada foi «transformada» pela Câmara Municipal de Almada numa unidade, com 28 camas, destinada ao alojamento de doentes Covid-19 que não necessitem de internamento hospitalar e que não possam garantir o devido isolamento doméstico por falta ou precariedade da habitação.

A Unidade, a funcionar desde 14 de abril, está integrada no Plano Municipal de Emergência, podendo aceder à «Unidade +», doentes com Covid-19 sem critério de internamento hospitalar, sem habitação própria permanente ou cuja habitação precária não permita o isolamento social.

Um comunicado da edilidade explica que, a «determinação de ingresso dos doentes nesta unidade de acolhimento é feita pela Autoridade de Saúde Pública, sendo o acompanhamento de saúde efetuado pelo ACES Almada-Seixal e o HGO, ficando a cargo destas entidades a avaliação do tempo previsível de permanência», estando garantido o acompanhamento médico diário, consultas, monitorização, exames e o acionamento de procedimento em caso de agravamento de sintomas.

Assim, a Câmara Municipal de Almada garante «serviço de vigilância e receção; funcionamento e logística; material didático para crianças e jovens; e lanches complementares à alimentação que é assegurada (pequeno-almoço, almoço e jantar) pelo Instituto da Segurança Social através do Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro.

Apoio a doentes e a sem-abrigo





Além do apoio à «Unidade +», a Câmara de Almada disponibiliza a linha verde de Emergência Social (800 10 20 40) e garante bens e serviços a grupos de risco que não dispõem de rede de suporte, nomeadamente a pessoas que estão em quarentena ou isolamento ou a quem foi imposto o dever especial de proteção

A autarquia assegura, em parceria com o Hospital Garcia Orta, a distribuição de medicação a doentes crónicos, evitando deslocações à farmácia deste hospital.

Escreva aqui o seu comentário...