A Câmara Municipal de Almada realizou um agradecimento público a todos os bombeiros de concelho pelo empenho demonstrado na luta contra o Covid 19 e reforçou com 5 milhões de euros as valências da linha de apoio Almada Próxima.
A Câmara Municipal de Almada comemorou o Dia Municipal do Bombeiro. A data foi assinalada com a colocação de uma coroa de flores junto ao Monumento ao Bombeiro, na Cova da Piedade. Este ano, as celebrações decorreram de forma diferente, devido às restrições impostas pelas medidas de segurança da Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção do contágio da Covid-19.
Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, agradeceu «todo o empenho e dedicação dos bombeiros que, neste momento particularmente difícil têm sido uma ajuda incalculável», lembrando que a autarquia publicou também, nas redes sociais, um vídeo de agradecimento a todos os bombeiros voluntários do concelho de Almada que dedicam grande parte da sua vida em prol dos almadenses.
Linha gratuita Almada Próxima reforça apoio social
Por outro lado, a Câmara Municipal de Almada anunciou o reforça das valências da linha de apoio Almada Próxima, no âmbito do Plano Almada Solidária que, até 2021, vai investir 5 milhões de euros no domínio da intervenção social.
A linha de apoio Almada Próxima 800 10 20 40 é gratuita e pretende orientar e encaminhar as pessoas que, perante uma situação de vulnerabilidade e desproteção social, necessitem de uma intervenção social imediata e urgente.
Além de garantir uma resposta ao nível de cabazes alimentares e medicação do Hospital Garcia de Orta, enquanto estiverem em presença fatores de emergência associados à pandemia por Covid-19, esta linha de apoio promove ainda o acesso a apoio e acompanhamento social das pessoas que contactem a linha e que ainda não estejam vinculadas a nenhuma entidade, e dinamiza as relações de parceria por forma a assegurar o encaminhamento imediato para as entidades de primeira linha em matéria de acompanhamento e respostas sociais, do concelho de Almada, de situações que necessitem de atuação emergente e urgente no âmbito da proteção social.
A quem se destina



Podem também utilizar esta linha de apoio social aqueles que, independentemente da sua condição financeira, pertençam a um grupo de risco (com 65 anos ou mais, doenças crónicas – cardíaca, pulmonar, oncológica, hipertensão arterial, diabetes –, sistema imunitário comprometido), não dispõem de rede de suporte primária e/ou secundária e se encontram em situação de isolamento ou quarentena.